Flexa Ribeiro comemora inauguração de eclusa de Tucuruí e reclama eclusa para Teles Pires




O senador Flexa Ribeiro (PSDB) comemorou nesta terça-feira (30) a inauguração da eclusa da hidrelétrica de Tucuruí (PA). Não sem observar que a obra sofreu um atraso de 29 anos. O parlamentar disse que apresentará projeto de lei propondo que a eclusa recém-inaugurada receba o nome do ex-governador governador Gabriel Hermes Filho, um dos que lutou por sua construção.

Flexa Ribeiro considera que a obra ainda não está totalmente concluída, pois para que a navegabilidade do Rio Tocantins torne-se viável durante os 12 meses do ano será necessário realizar obra de derrocamento (eliminação do conjunto de pedras).

O parlamentar mencionou a coincidência de o jornal Folha de S. Paulo ter publicado nesta terça-feira uma matéria criticando a construção de hidrelétrica sem a correspondente eclusa, impedindo a navegabilidade da hidrovia. Trata-se, disse o parlamentar, da Hidrovia Tapajós-Juruena-Teles Pires (MT-PA), que irá a leilão no próximo dia 17 de dezembro.

- Sou defensor incansável da hidrovia, um caminho natural para escoar a produção e transportar a gente da região a custo muito baixo e custo de manutenção quase inexistente - defendeu.

Flexa Ribeiro recordou que a inclusão do Rio Juruena (MT), afluente do Rio Tapajós, foi objeto de projeto de lei de sua autoria, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio deste ano.



30/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos critica construção da Hidrelétrica Teles Pires desvinculada de eclusa

TUMA DESTACA INAUGURAÇÃO DA ECLUSA DE JUPIÁ

Eduardo pede liberação de recursos para eclusa no Rio Tocantins

Eduardo Siqueira Campos pede recursos para eclusa do Lageado

Senador defende conclusão da Ferrovia Norte-sul e da eclusa do Tocantins

Flexa Ribeiro pede retirada pacífica de usina de Tucuruí