Flexa Ribeiro critica proposta de convocação de Constituinte exclusiva



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (3), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou a recente proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que seja convocada, depois das próximas eleições, uma Assembléia Nacional Constituinte com o objetivo exclusivo de promover uma reforma política no Brasil. Na interpretação do senador, a pretensão além de "inoportuna" é também "temerária" e "ridícula".

Flexa Ribeiro disse que a proposta configuraria uma suposta tendência ditatorial, "à la Hugo Chávez", do presidente Lula. O senador avaliou que uma Constituinte só se justifica em países que sofreram ruptura institucional, o que não seria o caso do Brasil. Ele disse que o Brasil está em "total harmonia democrática" e que as instituições brasileiras estão em perfeito funcionamento.

- A idéia lançada por Lula é autoritária e mostra a vontade do presidente de nela pegar carona e implantar o 'chavismo' no Brasil. É importante que a nação brasileira fique atenta a isso - supôs o senador.

O senador aproveitou para ler trechos do boletim eletrônico CHHR, distribuído pela Internet pelos jornalistas Carlos Chagas, Haroldo Holanda, Tarcísio Holanda e Sérgio Ross, no qual eles criticam a proposta do presidente no artigo "A Constituinte do Crioulo Doido". Na interpretação de Flexa Ribeiro, a proposta de Lula não retrata a vontade da população brasileira.



03/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores debatem proposta de convocação de constituinte exclusiva

Flexa Ribeiro critica proposta de aumento da carga tributária

Iris defende constituinte exclusiva, mas repudia proposta de Lula

Ana Amélia reprova proposta de constituinte exclusiva para reforma política

Heráclito critica proposta de assembléia constituinte feita por Lula

Flexa Ribeiro critica atuação do MST no Pará