Flexa Ribeiro denuncia fraude em programa habitacional do Incra



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) denunciou em Plenário, nesta quinta-feira (12), a existência de um esquema de desvio de verbas destinadas a um programa de construção de casas para colonos e ribeirinhos do Pará, gerido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As fraudes seriam realizadas, de acordo informações recebidas por Flexa Ribeiro do deputado estadual paraense Ítalo Mácola, por intermédio de filiados do PT ligados a associações comunitárias e com a colaboração de funcionários do Incra.

- Segundo o deputado [Ítalo Mácola] várias pessoas confirmam, em audiências públicas, que foram beneficiadas por um programa do Incra, onde cada assentado recebe R$ 2.400 e uma casa no valor de R$ 7 mil. Porém, esses valores foram repassados para os gestores das Reservas Extrativistas. E muita gente recebeu apenas o fomento, tendo assinado contrato de que iriam receber sua casa própria também - denunciou.

Flexa Ribeiro citou ainda outra irregularidade em programa habitacional, ocorrida em Igarapé-Miri, no nordeste do Pará, onde o superintendente do Incra, Elielson Pereira, confirmou que foram pagas 1.574 casas a serem construídas no município. Desse total, 1.060 foram executadas de fato, e mesmo assim, de forma precária.

Em razão das denúncias, Flexa Ribeiro informou ter encaminhado ao Incra pedido de informações sobre os programas de habitação administrados pelo órgão.



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro diz que sucesso da privatização dos aeroportos evidencia fraude do discurso petista

Flexa Ribeiro denuncia inelegibilidade de prefeita de Santarém

Flexa Ribeiro denuncia abandono de obra de hospital no Pará

Flexa Ribeiro denuncia descaso do governo do Pará com a área da saúde

Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora

Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora