Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora



O aumento da violência no campo e nas cidades do Pará e a inoperância da governadora Ana Júlia Carepa foram denunciados nesta quarta-feira (7) pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Ele informou que, segundo dados do Sistema de Acompanhamento Processual do Tribunal de Justiça do Pará, nos dez primeiros meses de 2007 foram cometidos 267 assassinatos, sendo que 118 deles com requintes de crueldade. O total representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2006.

- A violência aumenta de forma dramática no meu estado e a governadora nada faz. Nunca tantas fazendas foram invadidas em tão pouco tempo; nunca tantos trabalhadores sem-terra ficaram tão desassistidos; nunca houve tantos conflitos, tantas ameaças de morte, tantos assassinatos - lamentou.

Citando reportagem da revista Veja, o senador disse que uma recém-criada entidade chamada Liga dos Camponeses Pobres, que mantém relações com o grupo terrorista Sendero Luminoso, do Peru, tem levado terror ao campo paraense. De acordo com o senador, os integrantes dessa Liga comandam invasões de terras encapuzados e fortemente armados sem que a governadora Ana Júlia Carepa tome qualquer providência.

- E o absurdo dos absurdos. A governadora baixou um ato proibindo a Polícia Militar de cumprir mandados de reintegração de posse concedidos pela Justiça. Não defendo a violência, ao contrário, defendo o cumprimento das decisões judiciais sem uso da violência - afirmou.

Ribeiro disse também que nesta quarta-feira pela manhã o Movimento dos Sem Terra (MST) rompeu todas as negociações com o governo do Pará e, com uma milícia armada, interditou a ferrovia de Carajás, impedindo o escoamento da produção da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O senador assinalou que o MST não apresentou reivindicações específicas do movimento, mas um plano de governo com exigências como a reestatização da Vale.

O senador anunciou que a bancada paraense no Congresso Nacional decidiu reunir-se com o presidente Lula para cobrar as promessas que fez durante a campanha no Pará, quando disse que liberaria imediatamente recursos para a área de segurança se Ana Júlia Carepa fosse eleita. Flexa Ribeiro disse que, até o momento, nenhum centavo foi liberado.



07/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora

Flexa Ribeiro lamenta despreparo da governadora do Pará

Flexa Ribeiro diz que governadora do Pará protege invasores

Flexa Ribeiro culpa governadora por deflagração de greves no Pará

Flexa Ribeiro diz que governadora do Pará se apropria de conquistas do PSDB

Flexa Ribeiro acusa governadora do Pará de 'reintegração de posse combinada'