Flexa Ribeiro: Parlamento perde autonomia ao analisar apenas os vetos autorizados pelo governo



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou nesta terça-feira (20) que o Congresso Nacional perde sua autonomia ao apreciar apenas os vetos presidenciais que o governo autorize.

Ele lembrou que, em 10 de julho, foram definidos novos procedimentos para votação dos vetos presidenciais pelo Congresso. De acordo com essa nova definição, o Congresso apreciaria vetos nas terceiras terças-feiras de cada mês. Todos os vetos publicados a partir de 1º de julho de 2013 têm de ser apreciados em 30 dias, para que não tranquem a pauta de votações do Congresso.

Entretanto, lamentou, essas novas regras já estariam sendo desrespeitadas, pois o governo estaria manobrando para retirar alguns vetos da pauta de votações desta terça (20).

- Isso fere a autonomia do Congresso Nacional. Porque, efetivamente, se nós formos votar apenas os vetos com os quais o Executivo concorde, nós estamos perdendo a autonomia do Legislativo – disse.

Segundo Flexa Ribeiro, o governo também estaria liberando recursos de emendas parlamentares para a base governista no intuito de ganhar apoio para a não apreciação ou para a não derrubada de vetos específicos, principalmente aqueles que gerem impacto financeiro.

- Não é possível que se faça, com desfaçatez, o uso dos recursos da sociedade para fazer barganha política junto ao Congresso Nacional. Eu quero aqui lamentar realmente a não apreciação de todos os 137 vetos na sessão do Congresso de hoje à noite – declarou.



20/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro: "Brasil perde uma de suas mais expressivas personalidades políticas"

Flexa Ribeiro mostra promessas não cumpridas pelo governo

Flexa Ribeiro: PAC 2 é nota promissória a ser paga pelo próximo governo

Flexa Ribeiro critica propaganda veiculada pelo governo federal no Pará

Flexa Ribeiro elogia iniciativa de examinar vetos

Flexa Ribeiro cobra sessão do Congresso para apreciar vetos presidenciais