Flexa Ribeiro quer acabar com taxa de ocupação de imóveis da Marinha em Belém



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) fez um apelo nesta terça-feira (20) pelo fim da cobrança da taxa de ocupação de imóveis da Marinha. De acordo com o parlamentar, 70% da área continental do município de Belém foi incorporada pela União e os imóveis ali localizados estão sujeitos a essa cobrança. Ele pediu a interferência do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e do advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffolli.

- A sustação das cobranças é perfeitamente factível, tanto que o gerente regional do patrimônio da União no Pará determinou a suspensão temporária da execução da dívida do Clube Imperial, agremiação situada no Bairro dos Jurunas, com 72 anos de serviços prestados à comunidade. A notícia foi divulgada na edição de O Liberal de hoje. Se o gerente regional pode dar a ordem de sustação, imaginem os ministros da área - argumentou.

Flexa Ribeiro explicou que a execução da cobrança das taxas ameaça milhares de donos de imóveis situados em Belém do Pará, que poderiam perder suas casas. O senador afirmou que em 1997 a União incorporou ao seu patrimônio, a títulos de "terrenos da Marinha", toda uma faixa de terra localizada na primeira légua patrimonial de Belém, e desde então, passou a cobrar a taxa de ocupação.No entanto, segundo ele,muitos dos moradores que estão sendo cobrados são proprietários de suas casas há décadas, tendo adquirido os terrenos junto à Prefeitura de Belém. Além disso, grande parte desses moradores é formada por famílias de baixo poder aquisitivo.

- As pessoas humildes compraram suas residências da prefeitura e, após procederem a regularização junto ao Registro de Imóveis, aparece a União e se diz proprietária do imóvel, fundamentada em uma demarcação e incorporação altamente discutível - protestou o senador.



20/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro quer que Polícia Federal investigue assalto a seu gabinete em Belém

Flexa Ribeiro critica atrasos em obras do PAC em Belém

Flexa Ribeiro comemora centenário da Arquidiocese de Belém do Pará

Roberto Cavalcanti propõe fim da cobrança de taxa para imóveis em terrenos de marinha

Flexa Ribeiro registra encontro do PSDB em Belém com presença de Aécio

Flexa Ribeiro anuncia visita de senadores à Santa Casa de Belém