Flexa Ribeiro quer limitar a brasileiros a produção para veículos eletrônicos
A Comissão de Educação (CE) deve analisar, em uma de suas próximas reuniões, projeto de lei de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) determinando que as atividades de produzir, programar e prover sinais de sons, imagens ou textos para distribuição por meio eletrônico, independentemente das tecnologias utilizadas, sejam privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.
O projeto (PLS 280/07) permite, entretanto, que pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no país também exerçam a atividade, desde que 51% do capital votante pertença, direta ou indiretamente, a brasileiros, também natos ou naturalizados há mais de dez anos.
O projeto encontra-se com o relator, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Se aprovada pela CE, a matéria ainda será examinada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), onde será votada em decisão terminativa.
Para Flexa Ribeiro, "neste momento de concretas indicações de que o país está buscando um caminho para assegurar sua hegemonia cultural, este projeto vem trazer proposições efetivas que permitirão a viabilização de idéias e conceitos em gestação, como o fortalecimento do sentimento de Nação, que entendemos estar ligado à cultura brasileira, feita por brasileiros, para brasileiros".
O projeto considera brasileiro o conteúdo que envolva participação significativa de profissionais como autores, roteiristas, diretores, jornalistas, apresentadores, locutores, atores e outros artistas. Entende-se distribuição por meio eletrônico a oferta, disponibilização ou transporte de conteúdo por intermédio de serviços de telecomunicações, fixos ou móveis, ainda que envolva a Internet, portais, sítios ou qualquer outro serviço.08/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE discute projeto que restringe a brasileiros a produção de programas para veículos eletrônicos
Flexa Ribeiro destaca liderança do Pará na produção industrial
Flexa Ribeiro encerra audiência pública sobre produção de cacau no Pará
Valmir Amaral quer limitar velocidade dos veículos conduzidos por novos motoristas
Flexa Ribeiro quer subcomissão para acompanhar obras do PAC
Flexa Ribeiro quer gravações do Palácio do Planalto para comprovar visita de Lina