Flexa Ribeiro quer que União aplique mais recursos na saúde
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (27), a ampliação pelo governo federal dos recursos orçamentários destinados a área de saúde. De acordo com o parlamentar, além de o governo ter reduzido significativamente as verbas para o setor desde 2003, também libera menos recursos do que o previsto na lei orçamentária.
Como exemplo da falta de prioridade dada pelo Executivo à saúde, Flexa Ribeiro lembrou que dos R$ 91,4 bilhões aprovados pelo Congresso Nacional no Orçamento de 2012 para a área, apenas R$ 74,6 bilhões foram efetivamente realizados.
— É isso que está faltando: o governo federal entender que não pode relegar a saúde não é nem a segundo plano, é a décimo plano, vigésimo plano. Cada vez mais o governo se retira do financiamento da saúde — lamentou.
Segundo Flexa Ribeiro, em 2000 a União bancava 60% do gasto de saúde no país, porém esse percentual foi caindo ao longo do tempo e atualmente está em 45%, tendo os estados e municípios assumido a responsabilidade de cobrir a retirada de recursos federais.
27/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPMF provocou redução nos recursos da saúde, diz Flexa Ribeiro
Flexa Ribeiro quer incluir contribuições sociais entre fontes de recursos do FPE e do FPM
Flexa Ribeiro pede mais recursos para tecnologia na Amazônia
Flexa Ribeiro defende mais recursos para o Pará em balanço de sua atuação em 2011
João Ribeiro quer mais recursos do FNO para Tocantins
Flexa Ribeiro relata união de políticos antagônicos em municípios paraenses