Flexa Ribeiro quer saber quem lucrou com a venda da Varig



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) acusou o governo, nesta terça-feira (8), de ter promovido a falência da Varig ao colocar à venda a empresa por determinação judicial. Para o senador, o governo, que diz que tudo fez para salvar a empresa aérea, na verdade decretou seu fim, o que resultou em milhares de trabalhadores desempregados e sem aposentadoria.

- A verdade é que alguém lucrou, mas não foi o Brasil, nem os empregados da Varig. O mote é descobrir quem lucrou com essa grande operação, quem foi o cérebro, e se a operação foi montada com a ajuda do governo federal, como acusou perante a Comissão de [Serviços de] Infra-Estrutura, semana passada, o deputado estadual Paulo Ramos, que presidiu a CPI da Varig no Rio de Janeiro - disse o senador.

Flexa Ribeiro criticou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por suas declarações acerca das denúncias, que teria classificado como "a escandalização do nada".

- Para mim, é uma tentativa do governo de sepultar o caso. Bilhões de dólares foram parar no bolso de alguém e milhares de empregos foram para o ralo. Será que nada representam para um governo de trabalhadores? - indagou o senador, ao informar ter recebido inúmeros e-mails dos funcionários da Varig e aposentados preocupados com seus direitos.

Flexa Ribeiro reforçou sua acusação, recordando que o caso Varig começou em 2005, quando a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial 11 dias depois de o ex-deputado Roberto Jefferson ter denunciado o operador do "mensalão", Marcos Valério. Valério teria feito visitas a Portugal para tratar da venda da companhia a mando do ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

- Isso induz à suspeita de ingerência do governo - completou o senador, ressaltando que as acusações contra o advogado Roberto Teixeira, de que este teria comunicado a venda da Varig à Volo do Brasil ao presidente, também sustenta o questionamentosobre a operação.



08/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tasso Jereissati e Flexa Ribeiro questionam Audi sobre dívidas da Varig

SUPLICY QUER SABER QUEM JÁ PARTICIPOU DE PRIVATIZAÇÕES

TUMA QUER SABER QUEM FISCALIZA "BOI GORDO"

Vanessa Grazziotin quer saber quem vai manter aeroportos deficitários

Agripino quer aprofundar investigação sobre venda da Varig

Flexa Ribeiro quer regulamentar a criação de municípios