Flexa Ribeiro vê em Dilma Rousseff um 'Hugo Chávez de saias'



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse em discurso que, se a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, for eleita presidente da República, o Brasil poderá caminhar para "um regime como o de Hugo Chávez, da Venezuela", pois vê traços de autoritarismo no grupo que rodeia a pré-candidata do PT. Para ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "foi equilibrado" em suas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à atuação do PT, em artigo publicado no último domingo.

- Na nova teoria do caos, elaborada pelo PT, está plantada a semente da intolerância, do consenso forçado, da opinião única e que não aceita divergências. [...] Dilma encarna a personificação do autoritarismo encubado. Em caso de toda essa gana do 'poder pelo poder' ser saciada, podemos ver nascer no país de forma mais escancarada um regime como o de Hugo Chávez. Vejo na ministra Dilma o próprio Hugo Chávez, mas de saias - sustentou o senador paraense.

Flexa Ribeiro disse não ser "apenas coincidência" a aproximação do governo Lula com a Venezuela, "defendida com unhas e dentes pelos mesmos que apóiam a candidatura da ministra". Citou ainda que o mesmo grupo apoia "o regime totalitário, antidemocrático e perigoso" de Mahmoud Ahmadinejad, do Irã. Observou que o Brasil se aproxima do Irã "enquanto líderes do mundo todo" repudiam as ofensivas do governo iraniano.

- Portanto, quando o presidente Fernando Henrique diz que Dilma é apenas o 'reflexo de um líder' vejo no outro lado não apenas a imagem um tanto opaca, fraca e esparsa de Lula. Mas principalmente as feições de Fidel, Lênin, Ahmadinejad, Hugo Chávez e Evo Morales, numa mistura que em nada inspira confiança - continuou Flexa Ribeiro.

Em contraponto, afirmou o senador, a revista inglesa "The Economist" publicou recentemente editorial onde "ressalta as qualidades" do governador de São Paulo, José Serra, possível candidato do PSDB à Presidência. Disse que a revista afirmou que Serra "é um homem que inspira lealdade naqueles que trabalham com ele". Flexa Ribeiro pediu que fosse publicado nos anais do Senado o artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sob o título "Sem medo do passado".

Condolências

O senador apresentou requerimento de pesar pela morte do empresário e ex-prefeito de Mãe do Rio (PA) Antônio Saraiva Rabelo, cearense que se mudou para o Pará há 22 anos. Lembrou que ele foi prefeito pelo PSDB por duas vezes de Mãe do Rio e que se tratava de uma pessoa querida, fato demonstrado pela presença de aproximadamente 10 mil pessoas no seu velório, no último final de semana.



10/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro se diz apreensivo com rumos do governo Hugo Chávez

Romero Jucá destaca reunião de Dilma Rousseff com Hugo Chávez

Flexa Ribeiro sugere debates periódicos com Dilma Rousseff

Dilma diz que torce por recuperação de Hugo Chávez

Hugo Chávez deve ser recebido por Dilma

Romero Jucá anuncia visita de Hugo Chávez a Dilma