FMI adverte sobre risco de aumento do desemprego entre jovens
O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, advertiu nesta terça-feira (1º) que há uma tendência de aumentar o desemprego no mundo, afetando diretamente a população mais jovem. "Nós enfrentamos a perspectiva de uma geração perdida de jovens, destinados a sofrer o pior desemprego ao longo da vida e afetando as condições sociais", afirmou. “Há desequilíbrios globais”.
Strauss-Kahn lembrou que a macroeconomia melhorou de forma geral no mundo, mas os problemas causados pelo desemprego elevado e a alta da inflação podem alimentar o protecionismo comercial e causar a instabilidade social.
"O crescimento nas economias com grandes déficits externos, os Estados Unidos, está sendo impulsionado pela demanda doméstica. E o crescimento nas economias com grandes superavits externos, como a China e a Alemanha, ainda está sendo impulsionado pelas exportações", disse Strauss-Kahn.
O diretor do FMI disse que a cobrança vem de países emergentes, mas regiões como a Europa e a América do Norte sofrem elevados índices de desemprego e podem se agravar. De acordo com ele, a estimativa é que 400 milhões de jovens entrem no mercado de trabalho mundial apenas na próxima década.
Fonte:
Agência Brasil
24/02/2011 19:39
Artigos Relacionados
Paim manifesta preocupação com aumento do desemprego entre os jovens
EMÍLIA FERNANDES CULPA GOVERNO PELO AUMENTO DO DESEMPREGO ENTRE JOVENS
Eduardo comenta pesquisa sobre índice de desemprego de até 70% entre jovens
Geovani Borges se diz preocupado com desemprego entre jovens
Tendência é que desemprego se mantenha em alta entre jovens até 2016, diz OIT
Osmar Dias manifesta preocupação com o desemprego entre os jovens