Geovani Borges se diz preocupado com desemprego entre jovens



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu nesta quinta-feira (29) uma ampla ação destinada ao mesmo tempo a elevar o nível educacional e a resolver o problema do desemprego entre os jovens. O parlamentar explicou que seu pronunciamento fora motivado pela divulgação de pesquisas dando conta do crescimento do desemprego entre jovens de 15 a 24 anos no Brasil.

De acordo com informe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil lidera o ranking de maior proporção de jovens entre os desempregados em uma lista de dez países, que inclui Argentina, México, Alemanha, Espanha, Itália, França, Grã-Bretanha, Suécia e Estados Unidos.

Do total de desempregados brasileiros, metade tem entre 16 e 24 anos, segundo relatório Tendências Mundiais do Emprego Juvenil 2006, divulgado na semana passada pela OIT.

- Em bom Português, isso significa que a transição dos jovens do sistema educacional para o mundo do trabalho está em crise - analisou Geovani Borges.

O senador observou que o Brasil é vítima de um círculo vicioso: os jovens têm pouco preparo educacional para ingressar no mercado e, quando o fazem, os empregos em geral não lhes permitem adquirir novos conhecimentos.

Mas os problemas para os jovens não se restringem ao aspecto educacional. Os estudos da OIT indicam que 52% dos jovens empregados trabalham sem carteira assinada e sem nenhuma proteção social, o que contribui para o empobrecimento da população.

- Diante dos dados divulgados pela OIT e também pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [Ipea], parece claro que o caminho para amenizar o problema é investir na qualificação técnica dos jovens - pregou o senador.

Ele reconheceu que o governo já vem fazendo isso por meio de programas como o Primeiro Emprego, o Jovem Aprendiz e o Projovem, mas entende que as ações devem ser intensificadas.

Jefferson Péres

Geovani Borges também dedicou parte de seu pronunciamento a homenagear o senador Jefferson Péres (PDT-AM), morto no dia 23. O senador classificou Jefferson como "baluarte da moral e reserva de virtudes".

- Pequeno na estatura, foi um gigante no agir e no pensar - disse o parlamentar.

29/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges registra estudo que aponta alto desemprego entre jovens de 18 a 20 anos

Geovani Borges pede mais ações para combater consumo de drogas entre crianças e jovens

Geovani Borges destaca crescimento da participação dos jovens na sociedade

Diferença entre ensino público e privado é preocupante, diz Geovani Borges

Geovani Borges analisa relação entre gravidez indesejada e violência urbana

Geovani Borges quer isonomia entre funcionários do Amapá e de Roraima com os de Rondônia