FNSA entrega cerca de um milhão de assinaturas contra projeto de saneamento
Um abaixo-assinado de cerca de 1 milhão de assinaturas foi entregue nesta quarta-feira, em Brasília, ao presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves. A entrega foi feita na sala 1 das Comissões Permanentes da Casa pelo presidente da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), Abelardo Oliveira Filho e integrantes da Frente em vários Estados, como a deputada gaúcha Cecilia Hypolito (PT) e o diretor-presidente da Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento), Dieter Wartchow.
As assinaturas foram recolhidas pela FNSA em todo o país para demonstrar a opinião contrária da população ao projeto de lei 4147, que altera o sistema de saneamento brasileiro. “O número expressivo de adesões mostra a posição clara dos brasileiros, que não querem pagar mais e ter menos acesso ao saneamento”, afirma a deputada.
Segundo Cecilia a água virou uma mercadoria tão valiosa quanto o petróleo. “Já existem casos desastrosos de países que privatizaram a água e o esgoto e cuja população está sofrendo com o preço da tarifa e problemas de saúde por falta dos serviços. Desde o começo do ano, o governo federal tenta aprovar o projeto para privatizar o sistema”, adverte.
O ato de entrega das assinaturas teve a presença de mais de 300 pessoas, durante o Seminário Nacional de Saneamento e Saúde, realizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara dos Deputados e pelo Conselho Nacional de Saúde.
O projeto deve ser votado no próximo dia 12. Até lá, acrescenta a deputada, é importante a mobilização da sociedade. "Vamos trabalhar para informar as pessoas sobre os riscos de privatizar a água e o esgoto. Não é possível tratar de forma tão leviana e apressada uma questão dessa importância", afirma.
08/15/2001
Artigos Relacionados
Fiesp entrega abaixo-assinado com 1,3 milhão de assinaturas contra CPMF
Cony entrega, em Brasília, abaixo-assinado contra projeto de saneamento
Skaf apresenta abaixo-assinado com 1,3 milhão de assinaturas contra a prorrogação da CPMF
Projeto com mais de um milhão de assinaturas, para alterar lei de crimes hediondos, é entregue a Renan
Vídeo | Campanha contra trabalho escravo entrega a Michel Temer petição com 250 mil assinaturas
Ministros recebem petição com cerca de 2 milhões de assinaturas pedindo veto ao Código Florestal