Focos de incêndios em Brasília são contidos e aeronaves da FAB encerram missão



As três aeronaves Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) encerraram missão na terça-feira (13), após conter todos os grandes focos de incêndios florestais que atingiram o Distrito Federal,

O trabalho inicial concentrou-se nos arredores do aeroporto de Brasília, onde a fumaça das queimadas poderia atrapalhar o tráfego aéreo. Durante os três dias de atuação, foram empregadas duas aeronaves C-130, equipadas com um sistema aéreo de combate a incêndios, e uma aeronave de apoio.

“A operação foi um sucesso. Conseguimos conter todos os focos de incêndio. Além disso, foi uma missão importante porque, além de estarmos protegendo o meio ambiente, também pudemos melhorar a qualidade do ar que a população do Distrito Federal respira”, afirma o Tenente Coronel Aviador Marco Aurélio de Oliveira, comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1ºGTT).

As aeronaves sobrevoaram as queimadas em uma altitude de 50 metros e lançavam 12 mil litros de água em uma área de 500 metros de extensão. Após o lançamento, as aeronaves retornavam à Base Aérea de Brasília, onde, em apenas 12 minutos, recebiam um novo carregamento de água.

Nos três dias de missão, foram realizados 39 voos, com mais de 19 horas voadas, utilizando um total de 468 mil litros de água. Foi coberta a aérea que abrange o Aeroporto Internacional de Brasília, o Jardim Botânico, a Floresta Nacional e Planaltina. Uma equipe de 53 militares da FAB agiu em áreas pré-determinadas pelo Corpo de Bombeiros e se concentrou principalmente nos incêndios de maiores proporções.

 

Fonte:
Ministério da Defesa



14/09/2011 12:46


Artigos Relacionados


MMA alerta: ainda há 32 focos de incêndios florestais ativos no País

Defesa Civil usa aeronaves para auxiliar Bombeiros a combater incêndios

Chegada da chuva a Brasília reduz número de focos de incêndio

Preços de passagens aéreas serão contidos durante a Copa

Focos de queimadas aumentaram 100% em relação a 2009

Cemitérios podem esconder focos de dengue