Força Nacional de Segurança



Estabelecida em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública é um agrupamento de polícia da União que assume o papel de polícia militar em distúrbios sociais ou em situações excepcionais nos estados brasileiros, sempre que a ordem pública é posta em xeque. Sua ativação depende da aprovação do governador daquele estado, cuja decisão é soberana.

Desde sua criação, a Força Nacional de Segurança atua na repressão a rebeliões em presídios estaduais e na manutenção da ordem pública durante eventuais greves das Polícias Civil e Militar em alguns estados – o último caso mais notório ocorreu no Ceará, no começo de 2012.

Em 2007, o governador do Rio de Janeiro aceitou a presença da Força para atuar no combate ao tráfico de drogas. Recentemente, a Força tem atuado também no patrulhamento de alguns estados cujas fronteiras apresentam alto risco para o contrabando de mercadorias ilegais e para o narcotráfico internacional.

A organização é composta pelos quadros mais destacados das polícias de cada estado da União e da Polícia Federal. Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos e ter no mínimo cinco anos de experiência. Outra exigência é ter disponibilidade para ser convocado pelo período de 90 dias, em data indeterminada, e ter recebido o conceito "muito bom" no teste de aptidão física.

A Força Nacional de Segurança Pública possui uma unidade de treinamento sediada em Goiás. Lá, os policiais passam por avaliações e recebem 100 horas de cursos voltados para o combate urbano, além de técnicas de tiro, policiamento ostensivo e direitos humanos. Nessa mesma sede, a Força Nacional recebe especialistas de todo o Brasil e do exterior para ministrar cursos e treinamentos especiais, com o objetivo de tornar o grupamento o mais especializado do País.

O comando da Força Nacional é feito pelo Ministério da Justiça, com as ações práticas divididas entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e um quadro de funcionários egressos da polícia, seja militar ou federal.

Fontes:
Ministério da Justiça
Ministério da Defesa
Portal do Planalto



17/06/2013 12:43


Artigos Relacionados


Força Nacional inicia reforço na segurança do DF

Força Nacional reforça segurança em Rondônia

Força Nacional fará segurança de sorteio da Copa

Força Nacional reforça segurança de vários estados

Força Nacional fará segurança no Acre e Piauí

Força Nacional de Segurança vai atuar em Mato Grosso