Força Nacional inicia reforço na segurança do DF
Cerca de 133 homens começaram a atuar com as forças de segurança pública do DF e de Goiás
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) iniciou no início desta semana operação em 39 pontos considerados críticos no Distrito Federal. O objetivo é combater o tráfico de drogas, sequestros-relâmpagos e impedir a saída de carros roubados para desmanche em outros estados.
De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança, rodovias federais como a BR-040 (Brasília-Valparaíso) e a BR-020 (Brasília-Formosa) são as rotas mais usadas por autores de roubos de veículos e sequestro. Normalmente, os destinos dos carros são pontos de desmanche em municípios goianos da região do entorno.
Nessa terça-feira (11), aconteceu o primeiro dia da ação, quando foram feitas revistas em veículos suspeitos que estavam deixando ou entrando no DF. Duas pessoas foram presas na saída da cidade de Ceilândia, localizada a 24km da área central de Brasília.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, a cada três roubos na capital federal, um é cometido por alguém que reside nas cidades de Goiás e Minas Gerais próximas ao DF. Por meio de acompanhamento estatístico, 133 homens da FNSP vão dar reforço ao trabalho das polícias Civil e Militar em locais determinados pelo governo distrital até o dia 31 de dezembro.
O prazo inicial de permanência da tropa no DF é de três meses, mas pode ser prorrogado após avaliação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Em todo o País, atualmente, a Força Nacional atua em 35 operações diferentes, distribuídas em 23 estados. Segundo a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, os estados que solicitam a presença da força devem procurar contratar mais policiais civis e militares.
Objetivo
O objetivo da Força Nacional é tornar as cidades onde atuam mais seguras. Para a realização do trabalho é feita uma parceria com órgãos públicos, como por exemplo a prefeitura, além de profissionais liberais e organizações não governamentais.
Segundo o coordenador-geral de operações da FNSP, major Carlos Eduardo Oliveira, a preservação dos direitos humanos está entre as orientações da operação, que realiza revista rigorosa dos cidadãos e dos veículos.
“A base do nosso trabalho é a abordagem de pessoas e veículos suspeitos. São policiais treinados segundo a doutrina policial para essa atividade. Nosso objetivo é reduzir os índices de criminalidade. É muito importante que a população colabore com a ação, porque ela é o foco”, informou.
Para saber mais sobre o trabalho da Força Nacional assista ao vídeo:
Leia mais:
Força Nacional reforça segurança de vários estados
Força Nacional continuará em quatro estados do Norte e no Maranhão
Força Nacional de Segurança irá atuar no Amazonas, Rio Grande do Norte e Tocantins
Fonte:
Agência Brasil
Portal Brasil
Governo do DF
Jus Brasil
13/09/2012 13:59
Artigos Relacionados
Força Nacional terá reforço de 500 policiais civis
Força Nacional de Segurança
Força Nacional reforça segurança em Rondônia
Força Nacional fará segurança de sorteio da Copa
Força Nacional reforça segurança de vários estados
Força Nacional fará segurança no Acre e Piauí