Força Tarefa Previdenciária desarticula duas quadrilhas no Rio de Janeiro



Duas quadrilhas que atuavam no Rio de Janeiro contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram desarticuladas na manhã desta quinta-feira (4) pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Onze pessoas foram presas na Baixada Fluminense e bairros de subúrbios cariocas, entre elas seis servidores do INSS, incluindo um chefe de do setor de benefícios. Também foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão.

As duas quadrilhas, articuladas entre si, eram formadas por intermediários (aqueles que se oferecem aos segurados, mediante pagamento, para “facilitar” a concessão de benefícios e serviços) e servidores do INSS.

Elas levantavam o saldo do FGTS e do PIS do segurado, fraudavam Carteiras de Trabalho e Previdência Social e/ou documentos comprobatórios de atividades especiais e negociavam a concessão do benefício. Feito o acordo, forjavam um agendamento na Agência da Previdência Social e o benefício era concedido, geralmente no mesmo dia, sem a presença do beneficiário e sem processo formalizado. Efetuavam os saques do FGTS e realizavam empréstimos consignados.

Após nove meses de investigação, a Força Tarefa Previdenciária descobriu que as duas quadrilhas atuavam há apenas um ano. Os prejuízos estão estimados em R$ 215 mil. Contudo, as investigações continuam em busca de outros benefícios que possam ter sido fraudados.

A Operação Lyria foi realizada por 100 policiais federais e servidores da Previdência Social. Os integrantes das quadrilhas serão enquadrados por inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.


Fonte:
Ministério da Previdência Social

 



04/08/2011 16:02


Artigos Relacionados


Força-Tarefa da Previdência desarticula duas quadrilhas em Goiás

Força-tarefa previdenciária desarticula quadrilha no Paraná

Força-Tarefa Previdenciária desarticula quadrilha no Acre

Força-Tarefa Previdenciária desarticula quadrilha em Pernambuco

Força-tarefa previdenciária desarticula quadrilha na Bahia

Força-Tarefa Previdenciária desarticula mais uma quadrilha