Força-Tarefa Previdenciária desarticula quadrilha no Acre



Uma quadrilha que fraudava benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi desarticulada pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Polícia Federal, da Previdência Social e do Ministério Público Federal. A Operação Casamata foi realizada nesta sexta-feira (24) nos municípios acreanos de Rio Branco e Plácido de Castro e cumpriu onze mandados de busca e apreensão, três mandados de sequestro de bens e três de afastamento temporário de três servidores do INSS. Também foi decretada judicialmente a quebra do sigilo bancário das dez pessoas envolvidas. 


A operação resultou da primeira investigação conduzida pela Força-Tarefa Previdenciária no Acre, iniciada em maio deste ano para apurar denúncias de irregularidades na concessão de pensão por morte e salário-maternidade em Xapurí (AC) e em Rio Branco. 


A atuação da quadrilha consistia na retroação indevida da data de óbito de instituidores de pensões por morte com o fim de gerar pagamentos retroativos de altos valores, criação de dependentes fictícios, utilização de “laranjas” como procuradores para o recebimento de benefícios e desaparecimento de processos concessórios.


As investigações apuraram até agora prejuízos aos cofres públicos de R$ 300 mil, valor que pode alcançar R$ 1 milhão.

 

Fonte:
Ministério da Previdência 



24/09/2010 12:21


Artigos Relacionados


Força-tarefa previdenciária desarticula quadrilha no Paraná

Força-Tarefa Previdenciária desarticula quadrilha em Pernambuco

Força-tarefa previdenciária desarticula quadrilha na Bahia

Força-Tarefa Previdenciária desarticula mais uma quadrilha

Força Tarefa desarticula quadrilha em Mato Grosso

Força-tarefa desarticula quadrilha no Mato Grosso do Sul