Formulação de políticas públicas para povos tradicionais é tema de oficina em São Luís
Cerca de 200 pessoas, entre líderes de terreiros, gestores governamentais e não governamentais, acadêmicos e representantes de movimentos sociais de todo o Brasil estarão reunidos em São Luís (MA), do próximo domingo (27) a quarta-feira (30), na Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro. O evento, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), tem o objetivo de subsidiar a construção de políticas culturais para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais.
O segundo dia do encontro, na segunda-feira (28), será marcado pelo Cortejo de Povos de Terreiro, cuja concentração terá início na Casa das Minas, ponto simbólico da formação étnica e histórica do Brasil. O terreiro de tambor de mina é o mais antigo de São Luís e o terceiro terreiro de culto afro-brasileiro inscrito no livro de tombo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O desfile passará pela Casa de Nagô, seguindo pela Rua São Pantaleão, Rua Grande, Beco da Pacotilha e encerrando no Centro Histórico.
No mesmo dia, às 16h, a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, terá o primeiro encontro do evento com os participantes no Teatro João do Vale, quando serão apresentados os objetivos e metodologia do evento. Às 20h haverá solenidade de abertura da Oficina para Povos de Terreiros e em seguida, o grupo nigeriano Batá Lebe vai mostrar um pouco das raízes do povo Yorubá da África Ocidental, por meio do trabalho artístico que mistura percussão, canto e dança. A referência do grupo é o bata, instrumento tradicional que remete aos ritos religiosos africanos, cujo som é comparado ao de um trovão.
A secretária Márcia Rollemberg considera o evento um grande acontecimento, tendo em vista que é a primeira vez que sociedade, lideranças e Estado se reúnem para debater o assunto. “A princípio é um marco para os povos de matriz africana, pois este é o primeiro encontro que tem como objetivo formular políticas públicas para o segmento. É um momento de compartilhar saberes entre as lideranças, gestores públicos, sociedade e organizações que atuam neste campo. Vamos alinhavar parcerias e construir propostas juntos”, conclui.
Além dos debates da Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, haverá momentos de integração e vivência com exibição de curtas e longas metragens, cortejo, oficina de música africana, roda de conversa sobre conhecimentos tradicionais e uso de ervas, degustação de comidas de terreiros, e ainda um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras populares.
Confirma a programação
Juventude de Terreiros
Integrando a programação da I Oficina para Povos de Terreiro , no domingo (27), a partir das 14h30, será realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho a Conferência Livre da Juventude de Terreiros. O encontro visa a integração e articulação de jovens de terreiros do Maranhão e de outros estados brasileiros representados na ocasião, como Alagoas, Brasília, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, para debater o texto base da 2ª Conferência Nacional de Juventude.
A Conferência Livre da Juventude de Terreiros é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC (SCC), a Secretaria Nacional da Juventude e a Secretaria de Igualdade Racial do Maranhão, no intuito de garantir o acesso dos jovens de comunidades tradicionais ao amplo debate da próxima Conferência Nacional da Juventude, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, e que será norteada por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Fonte:
Ministério da Cultura
25/11/2011 20:42
Artigos Relacionados
Povos tradicionais reclamam de perseguição e querem aprovação de projeto sobre políticas públicas
Reunião discute políticas para povos e comunidades tradicionais
Povos tradicionais de terreiros participam de oficina no Maranhão
Os desafios do meio ambiente para formulação de políticas públicas
Centro estuda redes inteligentes de energia para formulação de políticas públicas
Sarney: PMDB participará da formulação de políticas públicas do governo Dilma