Fornecedores do setor de petróleo e gás natural terão maior acesso a crédito



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços relacionados ao setor de Petróleo e Gás Natural – BNDES P&G.

Com orçamento de R$ 4 bilhões e vigência até 31 de dezembro de 2015, o BNDES P&G tem como objetivo buscar soluções para alguns dos entraves à competitividade e ao desenvolvimento do setor, tais como a dificuldade de acesso ao crédito, o elevado custo de capital e o acesso à tecnologia de ponta.

Os focos do programa são projetos de implantação, ampliação e modernização da capacidade produtiva; consolidação, fusão e aquisição e internacionalização da cadeia de fornecedores; financiamento do capital de giro necessário à produção de equipamentos e prestação de serviços; e suporte a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Além de oferecer condições financeiras diferenciadas, com taxas de juros variando de 4,5% ao ano, para inovação, até 11,04%, para o financiamento a capital de giro, nas operações diretas, o programa flexibiliza as condições de acesso ao crédito para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). As empresas de menor porte representam aproximadamente 85% das empresas da cadeia de fornecedores de P&G no País.

O programa também prevê maiores níveis de participação do BNDES nos projetos de financiamento e possibilita o apoio à aquisição de tecnologia, à qualificação e capacitação de mão-de-obra e à prestação de serviços, em especial os serviços de engenharia e de certificação relacionados ao setor.

O Programa BNDES P&G poderá, ainda, apoiar a cadeia de fornecedores por meio de operações com as chamadas “empresas-âncora”. Nesse caso, a ideia é facilitar o acesso a crédito para empresas de menor porte (MPMEs).

A empresa-âncora é uma empresa de maior porte (com receita operacional bruta anual acima de R$ 90 milhões), que, a partir de um Plano de Desenvolvimento de Fornecedores, direciona no mínimo 30% dos recursos do financiamento aos seus fornecedores e subfornecedores, alavancando, assim, as atividades produtivas em que esteja envolvida direta ou indiretamente. Espera-se que essas operações, além de viabilizar o acesso ao crédito na cadeia de fornecedores de P&G como um todo, estimulem um relacionamento ainda mais próximo entre as empresas do setor.

Os beneficiários do Programa BNDES P&G são as empresas de todos os portes com sede e administração no Brasil, que integrem ou venham a integrar a cadeia de fornecedores de bens e serviços relacionados ao setor de petróleo e gás natural.

O BNDES P&G poderá atuar com financiamentos, nas modalidades direta, indireta (por meio de agentes financeiros) ou mista, e com instrumentos de renda variável, que envolvem participação acionária.


Fonte:
BNDES



03/08/2011 17:20


Artigos Relacionados


Fornecedores do setor automotivo terão grupo de trabalho no Plano Brasil Maior

Fornecedores de Belo Monte terão linha de crédito especial do BNDES

Brasil investe no setor de petróleo e gás natural

Lojistas cearenses terão acesso a crédito bancário com juros a 0,5% a.m

Agricultores familiares terão mais crédito e acesso a moradias

Santas Casas terão acesso a linha de crédito da Desenvolve SP