Fortaleza



Em 1637, os holandeses, chefiados por Maurício de Massau, ocuparam a região do litoral do Siará (como era a grafia da época), e tomaram o Forte de São Sebastião. As tentativas de ocupação do local foram dificultadas pela presença de tribos indígenas da região, como tremembé, potiguar, anacé e paicu. A expedição holandesa foi dizimada pelas tribos.

Anos depois, os holandeses voltaram para ao litoral em uma expedição chefiada por Matias Beck e instalaram-se nas proximidades do Rio Pajéu, onde construíram o Forte Schoonenborch. Em 1654, os portugueses tomaram Schoonenborch e o forte foi renomeado de Forte de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

No entorno do forte formou-se a primeira vila do Ceará, a Vila de Aquiraz, e a segunda vila, a Vila do Forte ou Fortaleza. Em 1726, a Vila de Fortaleza passou a ser oficialmente a capital do Ceará após disputa com Aquiraz. Apenas em 1823 o imperador D. Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza é o quinto município mais populoso do Brasil, com 2,5 milhões de habitantes. Uma capital que tem o turismo como parte de sua economia, Fortaleza é conhecida pelo litoral com belas praias de águas mornas e claras, pelo acervo cultural, religioso e de aventura.

Na capital cearense, os setores têxtil, metalúrgico, químico e alimentício encontram-se em estágio consideravelmente avançado para os padrões locais. Mas a maior economia do estado é a pecuária de bovinos, suínos e caprinos. Além disso, há a exploração de ferro, água mineral, calcário, magnésio e sal marinho, entre outros.

Outro fator de atração de turistas é a culinária típica da região, com destaque para baião-de-dois, paçoca, cuscuz, peixada e galinha a cabidela. Para refrescar o calor, frutas típicas da região, como siriguela, cajarana e graviola, complementam os pontos altos gastronômicos de Fortaleza.

O caju, fruta exclusiva do litoral nordestino, é um dos principais produtos de exportação do Ceará. Do caju é possível extrair a castanha, fazer doces cristalizados, cajuína, mel, licores, paçoca de caju, sorvetes, cachaça e sucos. 

Atrações

Fortaleza é uma ótima opção turística para o ano inteiro. Possui um clima quente e uma brisa refrescante, é repleta de opções culturais que agradam toda a família, possui lindas praias e reserva passeios ecológicos inesquecíveis. Seus principais pontos turísticos são o Centro Cultural Dragão do Mar, o Memorial da Cultura Cearense, o Museu do Ceará e a Casa de José de Alencar.

Dados gerais
Fundação: 13 de abril de 1726
Área: 313 km²
População: 2,5 milhões de habitantes
Densidade: 8.001 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 22.537.716 mil
Principais times de futebol: Fortaleza e Ceará



14/10/2010 16:13


Artigos Relacionados


Fortaleza e Rio ganham núcleos de telemedicina

PRONERA dá início a aulas em Fortaleza (CE)

Obras do BRT em Fortaleza chegam a 94% de conclusão

236 médicos cubanos chegam a Fortaleza (CE)

Fortaleza (CE) terá aquário em 2015

Requião destaca Declaração de Fortaleza