Fórum debate relações entre Brasil e Europa
Teve início na noite desta terça-feira (16) o 16º Fórum Brasil-Europa, que está sendo realizado no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. O objetivo do encontro é debater as perspectivas políticas e comerciais entre o Brasil e o continente europeu, além de analisar aspectos influentes da União Europeia no âmbito global.
O fórum é organizado pela Universidade de Brasília (UnB), Fundação Konrad Adenauer e Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia, contando ainda com o apoio da Delegação da Comissão Européia no Brasil.
O deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia, lembrou a importância de o Congresso abrir espaço para a aproximação entre os dois parlamentos, "sobretudo do ponto de vista dos negócios e do comércio, mas enfatizando também outros assuntos de interesse do Brasil e da Europa".
O 3º secretário do Senado, que presidiu a mesa de discussão, senador Mão Santa (PMDB-PI), destacou a formação europeia do povo brasileiro e a influência cultural da Europa no Brasil.
Também compuseram a mesa, na solenidade de abertura do 16º Fórum Brasil-Europa o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS); o chefe da delegação da Comissão Europeia no Brasil, embaixador João Pacheco; o representante no Brasil da Função Konrad Adenauer, Peter Fischer; e o professor da Universidade de Brasília, José Flávio Sombra Saraiva.
Para esta quarta-feira estão previstas as mesas "Europa entre eleições e reformas: O futuro da política externa europeia e o Brasil", "Novos impulsos pela parceria estratégica entre Brasil e União Europeia" e "Cooperação euro-brasileira no âmbito internacional".
16/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE debate relações entre Brasil e França
TV Senado debate as relações entre Brasil e Cuba
CAE debate relações comerciais entre Brasil e China
CRE debate perspectivas das relações entre Brasil e Estados Unidos
CRE debate relações entre o Brasil e outros países sul-americanos
Ministro do Desenvolvimento debate relações comerciais entre Brasil e Argentina