Fórum do Mercosul sobre Transgênicos: Hoje no Legislativo



 
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais e a Subcomissão dos Transgênicos realizam hoje o I Fórum do Mercosul dos Transgênicos. Será o único evento internacional realizado na Assembléia Legislativa, em 2001. Participarão especialistas de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Fórum acontecerá no auditório Dante Barone.

O I Fórum do Mercosul dos Transgênicos foi idealizado pelo deputado Luís Augusto Lara (PTB) para ajudar a elucidar as dúvidas que persistem em relação à transgenia de alimentos e grãos. “Muito se fala, mas pouco se afirma com certeza e conhecimento de causa”, diz Lara, que preside a Comissão do Mercosul do Parlamento gaúcho.

a favor ou contra

O evento tem como slogan a duplicidade de opiniões que cercam os transgênicos: “a favor ou contra; solução ou ameaça”. Os especialistas convidados defendem posições contrárias para que se estabeleça o debate sério e profundo sobre o tema. “Queremos diversidade de opiniões para que as pessoas possam formar sua própria opinião sobre os transgênicos”, diz Lara.

O credenciamento das pessoas interessadas em participar do evento ocorrerá a partir das 8h da manhã. Às 9h, os deputados Luís Augusto Lara – presidente da Comissão do Mercosul – e Sérgio Zambiasi – presidente da Assembléia Legislativa -, abrirão o Fórum.

O primeiro painel será “Avanços tecnológicos e impasses relativos à biotecnologia no âmbito do Mercosul” e terá como painelistas Benami Bacaltchuk (Brasil), Moyses Burachik (Argentina), Gustavo Bianco (Uruguai) e Adolfo Giménez (Paraguai).

O segundo painel será “Transgênicos e o meio ambiente”, tendo como conferencistas Braulio Dias (Brasil) e Aurélio Rios (Brasil). O terceiro painel será “Direitos de propriedade intelectual, patentes e monopólio de pesquisa” com Joaquim Machado (Brasil) e Adolfo Boy (Argentina).

O quarto painel será “Direitos do consumidor” com palestras de Paulo Moraes (Brasil) e Ricardo Flor (Brasil). O quinto painel será “Aspectos da produção agroindustrial”, tendo Carmen Améndola (Uruguai) e Luis carlos Federizzi (Brasil) como conferencistas. O último painel será “Aspectos do mercado internacional de grãos” com Marijane Lisboa (Brasil), Antônio Sartori (Brasil), Antônio Wünsch (Brasil) e Almir Rabelo (Brasil).

O I Fórum do Mercosul sobre Transgênicos deverá reunir grande público, além de despertar o interesse da imprensa, em nível nacional. O deputado Lara pretende agregar os conhecimentos expostos no evento no seu relatório na Subcomissão dos Transgênicos.




10/23/2001


Artigos Relacionados


Assembléia realiza hoje I Fórum do Mercosul sobre Transgênicos

Reunião prepara Fórum do Mercosul dos Transgênicos

Comissão do Mercosul faz reunião preparatória ao Fórum dos Transgênicos

Fórum da Assembléia Legislativa debate os transgênicos no Mercosul

INSTITUTO LEGISLATIVO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE CLONAGEM E TRANSGÊNICOS

Bohn Gass integra mesa redonda sobre transgênicos no Fórum Social Mundial