Fórum Social Mundial: Gohn Gass participa das conferências estruturantes
Elvino Bohn Gass foi o único deputado do Rio Grande do Sul convidado pelo Comitê Nacional do Fórum Social Mundial para participar das chamadas conferências estruturantes (as principais) do evento.
Bohn Gass, que é líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa gaúcha, foi convidado por ser autor de projetos de lei que tratam de dois temas que prometem gerar exaustivos debates no evento: organismos geneticamente modificados e softwares livres. A fala do deputado gaúcho, porém, vai tratar apenas dos transgênicos e suas implicações na vida dos agricultores familiares.
“Nasci no berço da soja (Noroeste gaúcho) e vivenciei todas as fases desta lavoura, desde a época do “milagre” quando se propagandeava aos colonos o “plante que o Governo garante”, até a decadência gerada pela monocultura do produto”, recorda o deputado que deve utilizar-se desta sua experiência para basear a intervenção que fará no Fórum Social. E é também a partir do exemplo da soja que Bohn Gass deve entrar no ponto fundamental da conferência: a biotecnologia na agricultura.
Bohn Gass será palestrante do Eixo II do Fórum, cujo tema é “Como traduzir o conhecimento científico em desenvolvimento humano”. Na mesa estarão ainda Paul Nicholson, da Via Campesina belga; Jacques Testart, biólogo francês que preside o instituto nacional de saúde e pesquisa médica; Rayen Quiroga Martinez, economista chilena; Suman Sahai, bióloga indiana representante da “Gene Campaign” e o brasileiro José Lutzemberger, ecologista da Fundação Gaia.
01/23/2001
Artigos Relacionados
Fórum Social Mundial: Bohn Gass diz que encontro não é utópico
Bohn Gass integra mesa redonda sobre transgênicos no Fórum Social Mundial
Dataprev participa do Fórum Mundial de Seguridade Social
Ministra do Desenvolvimento Social participa de fórum do Banco Mundial
CCDH participa de diversas atividades do Fórum Social Mundial
Bohn Gass diz que I Fórum Mundial Parlamentar consolidará pauta comum de atuação