Fórum:Governo apresenta estratégias de desenvolvimento



Na sétima audiência pública do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira, 9/11, em Ijuí, o coordenador de Regionalização da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI), sociólogo Pedro Giehl discorreu sobre as estratégias de desenvolvimento do governo estadual para o RS. Ao mesmo tempo em que o Executivo estadual constata uma grande potencialidade de desenvolvimento no Rio Grande do Sul, observa as disparidades regionais. Segundo Giehl, 60% do PIB estão concentrados em 8% do território gaúcho e 70% do PIB ficam na região nordeste. Para propiciar um desenvolvimento equilibrado, a estratégia do governo é fortalecer a matriz produtiva das regiões, fomentar novos segmentos estratégicos e as atividades associativas, além de articular os agentes produtivos e descentralizar os serviços e instrumentos públicos.

O RS é o segundo maior estado exportador, tem o maior salário mínimo do país, colheu a maior safra de grãos e apresenta o maior crescimento industrial do Brasil. Entre os projetos de qualificação produtiva do governo, Giehl destacou o Programa de Extensão Empresarial, Economia Popular Solidária, fomento às atividades associativas, incubadoras empresariais, Qualificar RS, Primeiro Emprego e Internacionalização do Trade Point.

De Ijuí, O Fórum Democrático das Desigualdades Regionais segue para Cruz Alta em mais uma rodada de conversas com a comunidade.

11/09/2001


Artigos Relacionados


Governo promove fórum de desenvolvimento sustentável em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural

Fórum reúne estratégias para ampliação feminina na política

Brasil participará de Fórum mundial sobre estratégias para agricultura

Seminário vai discutir estratégias para desenvolvimento do Centro-Oeste

Pequenos municípios e emancipacionistas expõem estratégias para o desenvolvimento

Petrobras apresenta estratégias de sustentabilidade em Amsterdã