Pequenos municípios e emancipacionistas expõem estratégias para o desenvolvimento
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Giovani Cherini, do PDT, votou os relatórios dos deputados Alexandre Postal e Jair Foscarini, do PMDB, sobre os vetos do governador às alterações dos limites entre os municípios de Putinga e Relvado e do município de Tupandi. Mesmo com os votos contrários dos deputados José Gomes e Ronaldo Zülke, do PT, os pareceres foram aprovados e serão levados ao plenário na próxima semana.
Com essa determinação, fica valendo os projetos aprovados pela Assembléia Legislativa, no ano passado, atendendo à solicitação das respectivas comunidades. A comissão, conforme anunciou o presidente Cherini, vai oficiar o departamento de cartografia do Estado para que providencia a regularização dos limites dos três municípios.
Além da apreciação dos vetos, a comissão ouviu o secretário da fazenda de Harmonia, Guido Mendel, sobre o crescimento do município, desde a sua emancipação em 1988. Mendel disse que a comunidade optou por fazer um desenvolvimento tratando das questões básicas da população, com especial atenção para o meio rural.
Isso tem garantido um aumento crescente na arrecadação, investimentos na agricultura, na prevenção de doenças, na instalação de rede de água potável, inclusive na zona rural, e na melhoria da qualidade de vida da população. Do ano passado para cá, o muncípio passou de uma previsão orçamentária de R$ 2,7 milhões, para R$ 3,1 milhões.
Os membros titulares da comissão também ouviram os relatos das comissões emancipacionistas de Lomba Grande, próximo a Novo Hamburgo, e de São Sebastião de Castro, na Serra gaúcha. O presidente da comissão de Lomba Grande disse que a localidade aposta na aprovação do processo, porque tem um projeto diferenciado para o seu desenvolvimento. A comunidade vai aposta no crescimento auto-sustentável baseado no turismo e na produção artesanal de produtos coloniais.
O presidente da comissão de São Sebastião de Castro, Antônio de Mari, destacou que a principal atividade da localidade é a primária, com ênfase a condição de 2º polo de flores do Estado. O ex-deputado Luiz Carlos Casagrande, que integra a comissão de São sebastião, participou da reunião.
03/13/2001
Artigos Relacionados
Coordenadores de campanha expõem estratégias para o 2º turno no Democracia
Seminário vai discutir estratégias para desenvolvimento do Centro-Oeste
Fórum:Governo apresenta estratégias de desenvolvimento
Proposta facilita crédito externo para municípios pequenos
Expedito e Jucá pedem recomposição do FPM para municípios pequenos
Estratégias de defesa e desenvolvimento devem estar ligadas, diz Jobim ao Parlamento do Mercosul