Fotografias e ilustrações resgatam o processo de elaboração da Constituição Cidadã



O processo de elaboração da Constituição, na visão dos maiores chargistas brasileiros, estará em exposição a partir desta quarta-feira (5) na mostra Salão de Humor da Constituinte, que poderá ser visitada até dia 19 deste mês. No mesmo período, poderá ser visto outro resgate desse momento histórico, desta vez por meio de imagens do andamento de feitura da Carta, na exposição de ilustrações do Jornal da Constituinte.

As exposições dão continuidade às comemorações do Congresso pelos 20 anos de promulgação da Carta. Montada no hall entre as Alas Teotonio Vilela e Tancredo Neves, a mostra Salão de Humor da Constituinte apresenta, em 40 painéis, reproduções de charges que foram publicadas nos jornais O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, e nas revistas Veja e IstoÉ.

De acordo com a Secretaria de Relações Públicas do Senado, a exposição pretende resgatar, através do humor, os debates e as disputas no Congresso, bem como as alegrias e frustrações reveladas pela sociedade brasileira que acompanhava o trabalho da Assembléia Nacional Constituinte na redação da nova Constituição.

A cerimônia de abertura da exposição, que está marcada para as 12h - ou logo após a sessão solene do Congresso Nacional que comemorará oficialmente a passagem dos 20 anos de promulgação da Carta -, deverá contar com a presença dos presidentes do Senado Federal, Garibaldi Alves, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; e dos artistas que cederam cópias dos seus trabalhos para a mostra.

No mesmo período, serão expostas na Senado Galeria - espaço localizado no corredor do Anexo I - reproduções das ilustrações do Jornal da Constituinte. Editado pela Gráfica do Senado, o periódico publicava semanalmente o resumo das discussões e das decisões dos constituintes, com as proposições aprovadas nas comissões e no Plenário. As matérias publicadas eram sempre ilustradas pelo artista gráfico Gaetano Ré, ainda hoje servidor da Casa.

Bosque

Antes da sessão e da abertura das exposições, e ainda em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição, será realizada a partir das 9h a cerimônia de revitalização do Bosque dos Constituintes. O local, próximo ao Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, reúne um conjunto de aproximadamente 600 árvores, de 20 espécies distintas, que foram plantadas um dia antes da promulgação da Carta - 4 de outubro.

A revitalização do conjunto de árvores foi definida no dia 5 de junho último - Dia Mundial do Meio Ambiente - em acordo de cooperação assinado pela Câmara dos Deputados, pelo Governo do Distrito Federal e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os objetivos do acerto, está a meta de adoção do bosque, pela Câmara, que, posteriormente, deverá identificar, inventariar, recuperar, recompor e reconstituir o acervo, buscando sua concepção original.



03/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGU celebra 25 anos da Constituição Cidadã

Senado reverencia a Constituição Cidadã

Exposições retratam os 20 anos da Constituição Cidadã

Exposição comemora os 20 anos da Constituição Cidadã

Geovani Borges homenageia "Constituição Cidadã"

Tem início seminário sobre os 20 Anos da Constituição Cidadã