FRANCELINO DESTACA CONGRESSO MUNDIAL DA INDÚSTRIA JORNALÍSTICA



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) destacou hoje (dia 3) a realização do 50° Congresso Mundial da Indústria Jornalística, aberto ontem (dia 2) em Amsterdam, na Holanda.

Segundo Francelino, empresários de comunicação e editores de jornais do mundo inteiro participam do evento, que premiará com a Pena de Ouro os profissionais de imprensa que se destacaram na resistência à censura. Conforme disse, na última década 500 jornalistas foram mortos no exercício da profissão, por defender a livre manifestação do pensamento e enfrentar governos despóticos.

Para Francelino, de nada adiantará dispor de modernos meios de comunicação eletrônica, que garantam cobertura no contexto de uma verdadeira aldeia global, se a censura substituir a liberdade de expressão. A propósito, citou dados da instituição norte-americana Freedom-House dando conta de que apenas 63 países têm total liberdade de imprensa no mundo.

No Brasil, uma nova legislação está em tramitação na Câmara para disciplinar, num clima de liberdade e responsabilidade, o papel desse segmento - acrescentou o senador, destacando ainda a atuação dos jornais brasileiros no episódio das denúncias de corrupção na votação da reeleição.



03/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francelino quer Senado debatendo a indústria cultural

FRANCELINO: FESTIVAL RIO 99 TRANSFORMA A CIDADE EM CAPITAL MUNDIAL DO CINEMA

FRANCELINO PEREIRA PRECONIZA UM BRASIL ADEQUADO AO NOVO CENÁRIO MUNDIAL

FRANCELINO PEREIRA DESTACA UNIDADE DO PFL

FRANCELINO DESTACA A RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA DE BH

FRANCELINO DESTACA OBRA DE MIDLIN