FRANCELINO E ALENCAR QUEREM MINAS INCLUÍDA EM PROGRAMA DO GOVERNO



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) fez um apelo ao presidente do Senado Antônio Carlos Magalhães e à classe política de todos os estados nordestinos no sentido de que a região some esforços para defender a inclusão de Minas Gerais no Programa de Desenvolvimento Integrado Sócio-Econômico (IDH-14). Já o senador José Alencar (PMDB-MG) informou que toda a bancada mineira está unida na defesa da inclusão dos 195 municípios pobres de Minas, localizados nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e no norte do estado, que não serão atendidos com os recursos federais previstos no programa.
Segundo Francelino Pereira e José Alencar, deputados federais e senadores tinham uma reunião marcada para o final da tarde desta quarta-feira (dia 2) com o ministro-chefe do gabinete civil, Pedro Parente, para tratar do assunto. Na oportunidade seria entregue um levantamento feito sobre os índices de pobreza nos municípios mineiros. Além dos parlamentares, prefeitos dos municípios pobres de Minas eram esperados no encontro com Pedro Parente.
O IDH-14 prevê a distribuição de R$ 11,5 bilhões para as regiões mais pobres do País. Do total de 26 Estados brasileiros, apenas 14 vão ser atendidos com os recursos até o ano 2002. Para chegar às 2.091 cidades que vão ter direito à verba, o governo resolveu fazer três tipos de filtragem: primeiro escolheu as regiões mais pobres do País, depois os 14 Estados com IDH menor que o das regiões Norte e Nordeste. Só então, chegou aos municípios.

02/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO DESTACA APOIO DO GOVERNO AO DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

Movimentos do campo querem que reforma agrária seja incluída no combate à pobreza

Corpo de José Alencar já está em Minas

José Alencar deverá ser cremado em Minas

Francelino cobra recuperação de estradas em Minas

Francelino reivindica aprovação de universidades em Minas