Francelino reivindica aprovação de universidades em Minas
O senador Francelino Pereira (PFL-MG) reivindicou a imediata aprovação dos projetos de lei que transformam em universidades federais a Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei) e a Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (Funrei). Os projetos foram aprovados na manhã desta quarta-feira (13) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e devem passar, ainda, pela Comissão de Educação.
Segundo Francelino, a Efei com sede e foro na cidade de Itajubá (MG) objetiva ministrar ensino superior, promover cursos de extensão universitária e desenvolver a pesquisa nas áreas especializadas de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra.
De acordo com o projeto, as unidades e cursos de todos os níveis serão transferidos para a nova Universidade Federal de Itajubá (Unifei) passando os alunos matriculados nos cursos a integrar seu corpo discente. A proposta define o patrimônio e os recursos financeiros da nova entidade, autorizando o Poder Executivo a transferir as dotações orçamentárias já previstas para a Efei.
No caso da Funrei, Francelino ressaltou que a instituição tem, em seus quadros, 182 docentes - 52 doutores e 101 mestres, dos quais 97% trabalhando em tempo integral. Segundo o senador, a Funrei dá ênfase ao ensino noturno, permitindo que jovens que trabalham durante o dia possam dedicar-se aos estudos superiores, à noite.
Francelino lembrou que São João del Rei foi berço da "gloriosa e alucinada" aventura de Tiradentes que, desde aquela época, sonhava com uma universidade igual a de Coimbra, em Portugal. O ex-presidente Tancredo Neves, filho da cidade, tinha o mesmo propósito: ver uma universidade inaugurada em São João del Rei. "Mesmo tardiamente, seu desejo será satisfeito", concluiu.
Em aparte, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) aplaudiu a criação das universidades em Itajubá e São João del Rei, afirmando que a decisão irá beneficiar milhares de alunos e professores mineiros. Ele disse acreditar que a Comissão de Educação irá aprovar, imediatamente, os dois projetos.
13/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fórum reivindica aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e da política de cotas em universidades
Francelino reivindica recursos da CPMF para estados e municípios
Hélio Costa reivindica construção de viaduto em Minas Gerais
Francelino cobra recuperação de estradas em Minas
Francelino anuncia fim do barbeiro em Minas Gerais
FRANCELINO PEDE CONTINUAÇÃO DA AJUDA AO SUL DE MINAS