Francelino elogia Aécio por incluir mais municípios mineiros na Adene



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) congratulou-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, por ter incluído na reedição da medida provisória (MP) que extinguiu a Sudene e criou a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) mais 25 municípios que integram o vale do Mucuri, em Minas Gerais. Segundo o parlamentar, a iniciativa de Aécio Neves, durante o período em que exerceu a Presidência da República, "introduziu novos paradigmas e estratégias que faltavam para dar um sopro de esperança e otimismo para essa sofrida região do Brasil".

Francelino Pereira informou que no último dia 27, acompanhado do deputado Cleuber Carneiro (PFL-MG), esteve com Aécio Neves - que estava, no momento, no exercício da Presidência da República - para cumprimentá-lo pela iniciativa. Francelino afirmou que, como a medida faz justiça à realidade dos municípios do vale do Mucuri e de todo o Nordeste, está seguro de que o Congresso Nacional aprovará a MP.

- Como é sabido por todo o povo nordestino, a extinta Sudene foi um instrumento idealizado e implantado por jovens idealistas há mais de quatro décadas, que teve um notável desempenho em levar o desenvolvimento para o Nordeste brasileiro, ajudando a diminuir as disparidades entre as regiões, e a nova Adene veio para renovar e reacender o ideário daqueles que souberam ousar no início dos anos 60 - frisou.

Francelino Pereira mencionou pronunciamento seu feito da tribuna do Senado no ano passado, quando lembrou que o presidente Fernando Henrique Cardoso reafirmara seu propósito de "voltar a ousar", porque o modelo de desenvolvimento do Nordeste "já apresentava sinais de esgotamento".

O senador por Minas Geras disse ainda que outros municípios localizados nos limites das áreas agora incluídas na Adene também estão reivindicando, com inteira justiça, sua inclusão na área jurisdicionada à nova agência de desenvolvimento. Ele acrescentou esperar que esses municípios sejam incluídos quando da próxima reedição da MP.

10/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARLINDO PORTO QUER INCLUIR MUNICÍPIOS MINEIROS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUDENE

Municípios mineiros recebem mais de R$ 2,2 mi para ações

Posse em associação de prefeitos mineiros é registrada por Francelino

Aécio Neves lista reivindicações de municípios e defende distribuição mais justa de tributos

Francelino anuncia apoio do PFL a Aécio

CAE examina projeto que inclui municípios desmembrados na área da Adene