FRANCELINO EXALTA TRAJETÓRIA DOS PIONEIROS DA FIOCRUZ
Francelino ressaltou que, em 1900, quando o médico Oswaldo Cruz recém voltara de Paris após um curso de bacteriologia, um surto de peste bubônica que grassava na cidade paulista de Santos e chegava ao Rio de Janeiro motivou a criação do Instituto Soroterápico em Manguinhos. Oswaldo Cruz foi o primeiro diretor-técnico da instituição e responsável por confiar a Carlos Chagas inúmeras e importantes pesquisas.
Entre elas, a que marcou definitivamente a vida de Carlos Chagas - a descoberta do tripanossomo cruzi dos insetos hematófagos denominados barbeiros - , tem estreita ligação com Minas Gerais e os mineiros, enfatizou o senador. Carlos Chagas, nascido em Oliveira (MG), estudou em São João del Rey e instalou-se temporariamente em Lassance, na região do São Francisco, para desenvolver a pesquisa com os insetos que provocam a então descoberta Doença de Chagas.
Carlos Chagas Filho, por sua vez, notabilizou-se pela luta desenvolvida em prol da formação de cientistas no país, que culminou com a criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também homem de letras, além de médico e pesquisador, Carlos Chagas Filho foi membro da ABL e presidiu, durante dezesseis anos, a Pontifícia Academia de Ciências de Roma.
Em outra homenagem a Carlos Chagas Filho, Francelino informou que, em outubro, a ABL, a Academia Brasileira de Medicina e a Academia Brasileira de Ciências promovem exposição de sua obra.
24/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo exalta trajetória de Ulysses Guimarães, 'o pai da Constituição'
Ricardo Ferraço exalta trajetória política de Itamar Franco
Francelino Pereira relembra trajetória política de Covas
Lídice da Mata exalta trajetória de Carlos Mariguella e defende criação de memorial em Salvador
Adelmir destaca homenagem a pioneiros de Brasília
PIONEIROS DE BRASÍLIA EM DESTAQUE NO CULTURA AO MEIO-DIA