Francelino Pereira relembra trajetória política de Covas



Um sentimento de pesar marcou o discurso do senador Francelino Pereira (PFL-MG) sobre a morte do governador de São Paulo, Mário Covas, que, na opinião do senador, mostrou enorme coragem ao enfrentar publicamente a sua doença. O parlamentar traçou um paralelo entre a sua própria trajetória política e a de Mário Covas. Francelino lembrou que, da época que os dois eram integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) até o momento em que chegaram ao Senado, ambos sempre estabeleceram uma relação de respeito pontuada apenas por algumas diferenças ideológicas.

Para ilustrar essas divergências políticas, o parlamentar disse que cada um caminhava em lados opostos do mesmo rio, mas compartilhavam o nobre objetivo de chegar a soluções para os problemas do país.

Em comum com o governador, o parlamentar destacou o fato de ter feito a sua carreira em Minas Gerais, que, assim como São Paulo, tem na indústria cafeeira um dos pilares de sustentação de sua economia. Ressaltou que chegaram juntos à Câmara em 1962 e juntos enfrentaram a ditadura.

- Cassado em 1969, Mário Covas teve a carreira emoldurada por não ter se aproveitado do regime de exceção e ter lutado como poucos pela democracia - disse Francelino.

A honradez e o trabalho foram apenas duas das qualidades do político paulista que Francelino fez questão de destacar. Na sua avaliação, Mário Covas saiu de Santos para tornar-se um dos grandes personagens da história do país. Em nome dos 18 milhões de habitantes de Minas Gerais, Francelino lamentou a morte de Covas.

06/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emocionado, Sarney relembra sua trajetória política

Paim relembra trajetória política ao completar 60 anos

Gilvam Borges relembra trajetória política de José Sarney

FRANCELINO PEREIRA QUER APOIO DE PEQUENOS PARTIDOS À REFORMA POLÍTICA

FRANCELINO EXALTA TRAJETÓRIA DOS PIONEIROS DA FIOCRUZ

FRANCELINO RELEMBRA CONVIVÊNCIA COM CARLOS CASTELLO BRANCO