Francelino pede que Congresso abandone a apatia
O anseio de mudanças e a mobilização da sociedade para apresentar propostas levou o senador Francelino Pereira (PFL-MG) a pedir que o Congresso Nacional -abandone a apatia para corresponder às esperanças que milhões de brasileiros depositaram nas urnas-. Ele ainda questionou se o Congresso estaria preparado para essa demanda.
- Considero que é chegada a hora de o Congresso olhar para dentro de si mesmo. Fazer um urgente check up de suas estruturas, buscar modernizar-se, tanto em relação aos meios como aos métodos de ação legislativa - afirmou.
Como exemplo, Francelino citou a votação da proposta orçamentária para o próximo ano, que demonstra a escassez de recursos e as limitações do Poder Legislativo.
- A margem de manobra para a atividade parlamentar é risível. Nós nos conformamos com a apresentação de emendas, inclusive as proposições coletivas e individuais de interesse vital dos estados, mas que não podem ultrapassar os limites estabelecidos pelo Poder Executivo, e ainda temos que enfrentar os contingenciamentos no pagamento das dotações aprovadas - afirmou.
A capacidade de mobilização da opinião pública pelo Congresso também foi criticada pelo senador. Segundo ele, é -quase desprezível-, apesar dos avanços obtidos com a implantação do complexo de comunicação do Senado e da Câmara, com rádios, tevês e jornais, além da Internet. Francelino disse também que as pesquisas de opinião sobre as instituições nacionais, mostram o distanciamento entre o Congresso e a sociedade.
Francelino falou ainda sobre a apresentação de um requerimento de adiamento da votação da reforma do Judiciário, que considerou -um voto de desapreço- ao senador Bernardo Cabral (PFL-AM), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
18/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney comemora vitória do "não" e pede a Chávez que abandone as armas
Mão Santa lembra história do Brasil e pede a Lula que abandone bordão
FRANCELINO CONCLAMA CONGRESSO E SOCIEDADE A DISCUTIR GLOBALIZAÇÃO
FRANCELINO DESTACA CONGRESSO MUNDIAL DA INDÚSTRIA JORNALÍSTICA
FRANCELINO PEDE HOMENAGEM À SUDENE
FRANCELINO PEDE REGULAMENTAÇÃO DA LEI DAS MICROEMPRESAS