Francelino propõe comissão mista para analisar projetos que alteram CLT



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) propôs em Plenário, nesta terça-feira (22), a criação de uma comissão mista no Congresso Nacional para analisar os projetos em tramitação que alteram a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a exemplo do que foi realizado recentemente com a questão da segurança pública.

O parlamentar comunicou que, por considerar necessário um amplo debate nacional sobre a legislação trabalhista no país, está devolvendo à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), projeto de iniciativa do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, aprovado em 4 de dezembro do ano passado pela da Câmara dos Deputados, do qual é o relator no Senado.

O projeto que flexibiliza a CLT estabelece que convenções e acordo coletivos, firmados pela manifestação expressa das partes, podem sobrepor-se à legislação, desde que sejam respeitadas a legislação trabalhista prevista na Constituição Federal e outras legislações sobre o assunto, como a tributária e a previdenciária.

A matéria, lembrou o parlamentar, é controversa, razão pela qual deixou de tramitar em regime de urgência, após pedido de lideranças do Congresso, em abril deste ano.

Francelino lembrou que a formação de uma comissão mista do Congresso foi uma experiência positiva em relação aos projetos que tratam da segurança pública , -e poderia ser repetida, com igual êxito, no tocante às propostas que alteram a Consolidação das Leis do Trabalho-.

O senador disse que a CLT, com quase 70 anos, não é imutável, havendo entidades como a própria Central Única dos Trabalhadores (CUT) que defendem a sua alteração, além do ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ex-ministro do Trabalho, Almir Pazzianoto.

Francelino Pereira disse ainda que os dois candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), já manifestaram a intenção de conduzir um debate não apenas sobre essa matéria, mas também sobre temas de grande significado para a vida nacional, como as reformas tributária, política e previdenciária.

- As reformas são necessárias e imprescindíveis, e nisso há consenso entre os dois candidatos que alcançam a reta final - concluiu.



22/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PROPÕE COMISSÃO MISTA PARA ANALISAR SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA DE ÓLEO VEGETAL

JONAS PROPÕE COMISSÃO ESPECIAL PARA ANALISAR PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

Comissão mista vai ser instalada para analisar MP do Pasep

Comissão mista reúne-se para analisar veto presidencial

Comissão mista se reúne nesta terça para analisar MP da Lei da Seca

Criada comissão mista para analisar veto presidencial à Lei do Ato Médico