JONAS PROPÕE COMISSÃO MISTA PARA ANALISAR SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA DE ÓLEO VEGETAL
Jonas Pinheiro informou que desde 1966 as indústrias processadoras de oleaginosas têm registrado perda de sua capacidade de concorrer no mercado internacional devido as dificuldades que encontram para exportar seus produtos, sobretudo o óleo e o farelo de soja. Ele explicou que a crise tem origem principalmente no modelo adotado no Brasil, que sobrecarrega estas indústrias de impostos e taxas.
Na avaliação do senador, o modelo tributário brasileiro além de cobrar maior volume de taxas e impostos ainda privilegia e incentiva a exportação de grãos em detrimento dos produtos já processados. "Tendo em vista a importância desse segmento industrial, torna-se necessário que o setor público implemente medidas que evitem o aprofundamento da crise que o atinge", afirmou.
Entre as medidas que julga necessárias para acabar com a crise no setor, Jonas Pinheiro citou a desoneração tributária das exportações e a promoção e alteração dos procedimentos de cobrança de ICMS nas operações interestaduais com a matéria-prima. Ele também defendeu o estabelecimento de novas regras de ressarcimento do PIS/Cofins, a concessão de financiamentos a taxas mais competitivas e a alteração dos critérios de enquadramento das operações a serem financiadas.
Em aparte, o senador Íris Resende (PMDB-GO) antecipou o seu apoio à instalação da comissão mista. Ele cumprimentou a iniciativa de Jonas Pinheiro no sentido de buscar soluções para os problemas das indústrias processadoras de óleo. "Estamos unidos na luta para que a agricultura não enfrente tantas barreiras e obstáculos para transformar o Brasil em um grande produtor de alimentos", disse o senador.
18/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
JONAS PROPÕE COMISSÃO ESPECIAL PARA ANALISAR PROJETOS EM TRAMITAÇÃO
Francelino propõe comissão mista para analisar projetos que alteram CLT
Comissão mista vai ser instalada para analisar MP do Pasep
Comissão mista reúne-se para analisar veto presidencial
Comissão mista se reúne nesta terça para analisar MP da Lei da Seca
Criada comissão mista para analisar veto presidencial à Lei do Ato Médico