Francelino saúda Villas-Boas Corrêa pelo recebimento da Medalha Tiradentes



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) manifestou sua satisfação pela homenagem prestada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, que na tarde desta quarta-feira (4) entregou ao jornalista Villas-Boas Corrêa a Medalha Tiradentes, pelos seus 54 anos de atuação no jornalismo. A solenidade ocorreu no saguão Presidente Getúlio Vargas, do Palácio Tiradentes, no Rio.

- Cinqüenta anos é o tempo que Villas-Boas Corrêa já ultrapassou no jornalismo político do país, desde a sua estréia, nos anos 40, em A Notícia, na fase em que ainda existiam vespertinos, quando era uma proeza, mas, como ainda hoje, sempre um ideal, integrar-se na atividade jornalística - afirmou Francelino Pereira.

Na avaliação do senador por Minas Gerais, o texto de Villas-Boas Corrêa, além de jornalístico, é literário e didático. Ele sugeriu às novas gerações que leiam o livro recém-lançado pelo jornalista, Conversa com a Memória, para entender melhor os últimos 50 anos. A obra reúne, em 280 páginas, desde o período da ditadura de Getúlio Vargas até os dias de hoje.

O livro de Villas-Boas Corrêa, disse Francelino Pereira, também relata momentos em que a população brasileira viveu dias de otimismo, como a era de Juscelino Kubitschek; -aventuras exóticas-, como a de Jânio Quadros e a sua renúncia à Presidência da República; e também trata do impeachment de um presidente -que se elegeu como defensor dos descamisados-, Fernando Collor.

- Como modelo de profissional, Villas-Boas identifica a reportagem política, que, para ele, renasceu com a derrubada do Estado Novo. Os fatos que esse noticiário relata, com as análises necessárias, vão além das questões meramente partidárias. Envolvem a vida da Nação e sua história - comentou Francelino Pereira.



04/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL PRESTA HOMENAGEM A VILLAS-BOAS CORRÊA

Marco Maciel inicia sessão com homenagem a jornalista Villas-Boas Correa

Marco Maciel homenageia Villas-Boas Corrêa e lamenta morte da fundadora dos Focolares

Presidente do Senado homenageia os jornalistas Villas-Bôas Corrêa e Hélio Fernandes e lamenta fechamento da 'Tribuna da Imprensa'

Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Orlando Villas Bôas

SANCIONADA LEI QUE DÁ PENSÃO VITALÍCIA AOS IRMÃOS VILLAS BOAS