Francisco Dornelles comemora ingresso de Fernando Henrique Cardoso na ABL



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) registrou, em pronunciamento nesta terça-feira (3), que a Academia Brasileira de Letras (ABL) acolheu em seus quadros o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ele classificou como “um estadista que reflete 200 anos de sabedoria, vivencia, historia e dignidade, patrimônio herdado de seus antepassados e que foi expandido com sua cultura privilegiada”.

Fernando Henrique foi eleito em maio de 2013 para a ABL, onde assumirá a cadeira 36, antes ocupada pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, morto em março deste ano.

Francisco Dornelles disse que alguns antepassados de Fernando Henrique estiveram presentes nos mais relevantes episódios que marcaram a vida militar e da República, e destacou a atuação política do sociólogo na eleição de Tancredo Neves, que pôs fim ao regime militar, e na redemocratização do país.

Francisco Dornelles também afirmou que Fernando Henrique Cardoso “ressuscitou” o país, que vivia um clima de descrédito, e impediu a destruição do sistema financeiro nacional com o lançamento do Plano Real, de combate à inflação, em 1994.

- [Fernando Henrique] é um grande líder e chefe. Sua presença na ABL engrandece e dignifica a casa – afirmou.



03/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


FERNANDO HENRIQUE CARDOSO TOMARÁ POSSE ÀS 17H DO DIA 1º

MP rejeitada foi a segunda do governo Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso defende descriminalização da maconha

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz palestra no Interlegis

Tucanos homenageiam Fernando Henrique Cardoso no Senado

Presidente Fernando Henrique Cardoso chega ao Palácio dos Bandeirantes