Francisco Dornelles: os mais pobres pagam muito imposto e os ricos pensam que pagam muito e reclamam
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) declarou nesta sexta-feira (9) que "o problema base do sistema tributário brasileiro é que os mais pobres pagam muito imposto, não sabem que pagam tanto e, por isso, não reclamam, enquanto os mais ricos recolhem os impostos suportados pelos mais pobres, pensam que pagam muito e reclamam". Ele ressaltou que essa questão representa, na verdade, um problema político e social.
Dornelles argumentou ainda que tais distorções não serão corrigidas "enquanto aqueles que pagam muito não tiverem consciência disso e não fizerem pressão para que ocorram mudanças no sistema tributário nacional".
- Porque sempre se parte de propostas de reforma tributária que preservam certos aspectos - afirmou ele, acrescentando que "uma pessoa que recebe R$ 3 mil de salário, por exemplo, paga 27% de imposto de renda, enquanto outra que recebe R$ 3 bilhões de dividendos paga apenas 15%".
Essas declarações foram dadas durante o seminário Reforma Tributária e Transferências Fiscais entre União, Estados e Municípios, que foi promovido em conjunto pelo Banco Mundial e pela Consultoria Legislativa do Senado, com o apoio do Programa Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo).
09/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pelos impostos que pagam, brasileiros são mais ricos que norte-americanos, diz Suassuna
Flexa Ribeiro rebate Mercadante e diz que pobres também pagam CPMF
Temporão afirma que só os muito ricos não usam o sistema público de saúde
Mozarildo denuncia corrupção em RR e concorda com tributo para os muito ricos
PALMEIRA: ASSALARIADOS PAGAM MAIS IMPOSTOS
Brasileiros pagam mais impostos do que norte-americanos e argentinos