Francisco Dornelles reitera críticas ao Programa Nacional de Direitos Humanos



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) foi a Plenário, na tarde desta segunda-feira (1º), criticar o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, lançado pelo governo federal no final do ano passado. Ele afirmou que "a política de defesa dos direitos humanos é peça essencial e legítima de qualquer programa de governo, mas não deve se confundir com recalques ideológicos ou esqueletos do passado, sob pena de ela própria perder o respaldo da sociedade".

- Entendo ser nosso papel alertar a sociedade para os perigos existentes nesse programa - declarou o parlamentar.

Ao protestar contra medidas como a proposta de criação da Comissão da Verdade, o senador disse que essas iniciativas "só serviriam para remoer fantasmas do passado, gerar insegurança e instabilidade e obstaculizar a caminhada de nosso crescimento". Tal comissão - que teria o objetivo de investigar os crimes cometidos durante o regime militar - foi um dos motivos da polêmica que se seguiu ao lançamento do programa.

Francisco Dornelles criticou ainda propostas que, segundo ele, ameaçam a liberdade de imprensa e de manifestação religiosa, envolvem questões fundiárias e a que cria um tributo sobre grandes fortunas.



01/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo critica Programa Nacional de Direitos Humanos

Vannuchi fala sobre Programa Nacional de Direitos Humanos

Francisco Dornelles faz críticas a restrições de venda e publicidade de bebidas alcoólicas

Ministra Dilma Rousseff é convocada para explicar Programa Nacional de Direitos Humanos

Dornelles homenageia Marco Aurélio Mello por prêmio de direitos humanos

Vanessa Grazziotin defende Cuba de críticas por desrespeito aos direitos humanos