Franklin Martins defende cotas para programação regional nas TVs



O ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse há pouco que, "em princípio", é favorável à criação de cotas para programas regionais nas emissoras de televisão ligadas a redes nacionais.

Concordando com ponto de vista manifestado anteriormente pelo senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), ele disse ser inevitável que as grandes redes repensem seus modelos comerciais, em boa parte amarrados a grades de programas com pouco espaço para a produção local. Disse que as economias regionais estão ganhando força, o que favorece a desconcentração da produção. Falta apenas, como avaliou, o estímulo do financiamento.

- A desconcentração é um fenômeno em curso, a meu ver importante e que vai contribuir para a democratização da comunicação - afirmou o ministro.

Para ele, a televisão brasileira deve ser integrada, sem deixar de falar com "todos os sotaques".

O ministro defendeu também uma revisão do sistema de rádios comunitárias, onde afirma existir "um verdadeiro faroeste". Segundo ele, há emissoras funcionando de forma irregular e muitas que operam como veículos comerciais ou que são exploradas para atender interesse de grupos políticos locais.

Franklin Martins é um dos expositores de audiência promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que debate questões relacionadas aos veículos de comunicação regional.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Franklin Martins aponta crescimento da mídia regional no país

Franklin Martins debate lei que garante canal de TV a cabo para o governo federal

Franklin Martins: governo pode negociar flexibilização de horário para "Voz do Brasil"

Franklin Martins afirma que TV pública abrirá espaço para produções locais

Franklin Martins será ouvido na CCT nesta quarta-feira às 9h

TV Brasil vai fortalecer produção local, afirma Franklin Martins