Freire critica membros do governo por sustentarem especulações



O senador Roberto Freire (PPS-PE) criticou em Plenário, nesta terça-feira (14), a postura do ministro da Fazenda, Pedro Malan, e do presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, que, em sua avaliação, sustentam as especulações sobre o risco de investimento no Brasil, caso o pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, venha a vencer as eleições em outubro próximo. O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, disse o senador, precisa "calar essa irresponsabilidade".

Freire disse que enquanto especulações desse tipo eram levantadas por "consultores sem nome de bancos internacionais" o assunto não chegava a preocupá-lo, mas ressaltou que a situação é outra quando agentes públicos brasileiros, que exercem autoridade pública, "vocalizam esse fetiche, esse humor do mercado, em um terrorismo inadmissível".

- Se fosse verdade o que dizem, não precisaria haver eleição: o mercado indica, o mercado faz, o mercado determina. É a ditadura do mercado, que tem humor, que se preocupa com o que pensam os candidatos de oposição no Brasil - protestou.

Freire manifestou sua estranheza em relação à declaração do ministro da Fazenda, Pedro Malan, de que não se pode renegociar a dívida interna, lembrando que o próprio Malan renegociou a dívida externa brasileira, pactuando novos prazos e juros.

- Que autoridade pública é essa? Está vocalizando o que interessa ao mercado, ou, então, sendo propagandista. Seria legítimo que o fosse, mas não utilizando a autoridade que lhe foi conferida pelo presidente da República - disse Freire.

Na avaliação do senador, com sua atitude, Malan está atentando contra a democracia. Para ele, aqueles que classificam como heresia a indicação para o país de um rumo diferente daquele que defendem é que praticam uma heresia.

- Pratica a heresia antidemocrática quem não quer admitir que novos rumos se querem dar ao Brasil. E quem vai decidir é o povo brasileiro, e não um burocrata, mesmo que seja ministro - afirmou o senador.



14/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Freire critica projeto do governo para prisão especial

Heráclito critica "arrogância" de membros do poder federal

Roberto Freire critica falta de regulamentação de MPs

ROBERTO FREIRE CRITICA ARMÍNIO FRAGA

ROBERTO FREIRE CRITICA REFORMA POLÍTICA

Freire critica atitude de FHC de tentar barrar crescimento do PPS