Freire defende arma biológica contra mosquito da dengue



O senador Roberto Freire (PPS-PE) questionou a posição do governo de não adotar o uso de larvicidas biológicos para eliminar o Aedes aegypt - o mosquito transmissor da dengue. Em sua opinião, as autoridades do setor de saúde deveriam abandonar as velhas práticas de combate ao mosquito que já demonstraram sua ineficácia - como o chamado fumacê - e investir em pesquisas baseadas no combate biológico do inseto.

Freire lembrou que tanto o seu estado, Pernambuco, quanto o estado do Rio de Janeiro, os dois mais atingidos pela epidemia da dengue, têm pesquisas desenvolvidas, em estágio avançado, de uma fórmula à base de bactéria para combater o Aedes aegypt . As pesquisas foram desenvolvidas, em Pernambuco, pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz em conjunto com o Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco, o Instituto de Pesquisas Agropecuária e o laboratório estatal pernambucano, e no Rio de Janeiro, pela Farmanguinhos- Fiocruz, informou o senador.

Este larvicida é utilizado há mais de 20 anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na África contra um tipo de filariose (cistos nos vasos linfáticos ou elefantíase), detalhou Freire, e é extremamente eficiente e seletivo, por só matar as larvas do mosquito, sem provocar danos para os demais organismos biológicos.

- Essa que seria, talvez, a forma mais eficaz de se combater a epidemia, não está sendo levada em consideração. As autoridades insistem no método químico, considerado pelos estudiosos totalmente impróprio, porque age contra todos os organismos vivos, provocando doenças respiratórias e irritações na pele. Aventa-se até que possa provocar câncer - alertou o senador.

Outra vantagem da arma biológica, atentou Roberto Freire, é que não induz à resistência do mosquito, o que o método tradicional provoca.

- Com todo esse quadro, cabe a pergunta: por que o governo federal, com base no conhecimento científico reluta em adotar a nova tecnologia ? indagou o senador.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil cria inseticida biológico contra mosquito da dengue

Governador lança campanha estadual contra o mosquito da dengue

Especialistas debatem uso de mosquito transgênico no combate à dengue

Modelo matemático combate proliferação de mosquito da dengue

Brasil produzirá mosquito transgênico capaz de combater a dengue

Unesp estuda resistência adquirida pelo mosquito da dengue