Freire espera que FHC cumpra no país o que diz no exterior



O senador Roberto Freire (PPS-PE) enalteceu a política externa brasileira colocada em prática pelo presidente da República, principalmente quando Fernando Henrique Cardoso prega uma nova ordem mundial destinada a pôr fim à predominância de Estados e mercados. Ele também destacou a coerência do Itamaraty quando combate a hegemonia unilateral, "praticada particularmente pelos Estados Unidos". Mas, no entender de Freire, a explicitação da política externa por Fernando Henrique não guarda coerência direta com a administração que desenvolve no Brasil.

Segundo Roberto Freire, o PPS também apóia outras propostas defendidas pelo presidente no setor externo, como o acesso do Brasil a mercados de países ricos, "atualmente fechados em virtude de políticas de subsídio e outros instrumentos legais" - mecanismos que, observou, já vêm sendo combatidos pela própria Organização Mundial do Comércio (OMC).

No entanto, na avaliação do senador, muitas das políticas adotadas pelo presidente, com apoio do bloco político que está no poder, "são claramente subordinadas à visão do pensamento único, típico do neoliberalismo". Isso mostra-se claro, notou o senador, na política econômica "e nas relações até promíscuas com os sistemas financeiros nacional e internacional".

Roberto Freire fez essas considerações ao dar ciência ao Senado de recente viagem que fez à Espanha e à Itália onde participou, respectivamente, do Congresso de Parlamentares Ibero-Americanos na Rede e do II Congresso Nacional da Democracia da Esquerda. Ele informou que no congresso da Espanha, que teve como tema central a questão do aporte tecnológico ao trabalho parlamentar, ficou surpreso ao saber que o Brasil, principalmente o Senado, está na vanguarda no que diz respeito à utilização de inovações nas áreas da comunicação e informática.

Roberto Freire também anunciou da tribuna a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que assegura a todo cidadão brasileiro o direito de receber, gratuitamente, um exemplar da Constituição no ato do alistamento eleitoral.

23/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM ESPERA QUE CONSELHO DE ÉTICA "CUMPRA SEU DEVER"

Odone espera que desta vez, Olívio cumpra o orçamento

GILVAM ESPERA QUE BNDES CUMPRA PROMESSA DE NÃO FINANCIAR PRIVATIZAÇÃO

FREITAS NETO ESPERA QUE MALAN CUMPRA SUA PROMESSA DE BAIXAR OS JUROS

Sartori espera que Governo cumpra acordo sobre Código Florestal

Freire: país precisa de instituições para momentos de crise