Freire: "melhor homenagem é adotar sistema parlamentarista"
- Se o parlamentarismo estivesse em vigor hoje, não teríamos presidentes de partidos pedindo a demissão de ministros e não haveria ambigüidade na base de sustentação do governo - disse Freire.
O senador leu nota do Partido Popular Socialista (PPS) que classifica Mário Covas como um das "raríssimas pessoas" no país que alcançaram a condição de unanimidade. "Alguns chegam ao panteon da credibilidade e gozam do carinho de todo o seu povo. Mário Covas, por ser político e ardoroso defensor de suas idéias, não foi um homem público unânime, mas se transformou em um dos nomes mais respeitáveis e respeitados da nossa história republicana", diz a nota.
Freire disse ainda que Covas engrandeceu seu estado, o Brasil e seu povo.
- O fato é por si relevante quando nos debruçamos sobre notícias de escândalos e analisamos a estatura de alguns homens públicos que hoje, equivocadamente, se auto-referenciam como líderes nacionais - afirmou.
O PPS, lembrou Freire, desde a época do antigo PCB sempre manteve com Covas boas e produtivas relações. As divergências entre ele e o partido eram, naturalmente, equacionadas tomando por base o respeito, a fraternidade e a crença no regime democrático, assinalou.
06/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CABRAL DEFENDE SISTEMA PARLAMENTARISTA PARA O PAÍS
Cientistas políticos participam de debate sobre sistema parlamentarista de governo
Emissoras de televisão têm um ano para adotar sistema de audiodescrição
Terminais deverão adotar Sistema de Desempenho a partir de julho
Governo paulista vai adotar sistema de flotação no Projeto de Despoluição do Rio Pinheiros
Meio Ambiente: Governo paulista vai adotar sistema de flotação no Projeto de Despoluição do Rio Pinh