Freire quer comissão para acompanhar impasse entre Brasil e Canadá



O senador Roberto Freire (PPS-PE) pediu à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que interceda junto ao presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, para que seja criada uma comissão temporária destinada a acompanhar as negociações bilaterais entre Brasil e Canadá. De acordo com Roberto Freire, a criação da comissão foi aprovada em plenário em dezembro do ano passado, quando os dois países litigavam no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) com relação aos subsídios concedidos para exportação de aviões a jato de médio porte.

Para o representante de Pernambuco, é preciso deixar a retórica e passar para a realização de ações concretas. Segundo Freire, o Brasil passará a ser freqüentemente incomodado com questões envolvendo interesses comerciais, como o boicote de importação de carne bovina brasileira empreendido pelos países da América do Norte, liderados pelo Canadá, em seguida à punição decretada pela OMC ao subsídio brasileiro à exportação de aeronaves.

O pano de fundo dessa questão, conforme o senador, é a biotecnologia, área em que o Brasil tem grande vantagem e pode se tornar protagonista no futuro. O parlamentar lembrou a importante participação dos cientistas brasileiros no projeto Genoma.O presidente da CCJ, senador José Agripino (PFL-RN), prontificou-se a solicitar ao presidente do Senado a instalação da comissão. O vice-presidente da CCJ, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), lembrou que o assunto é importante, devendo o Senado acompanhar de perto essa questão.

PROCURADORIA

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou que, já no início da próxima legislatura, apresentará requerimento solicitando a vinda do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, para prestar esclarecimentos sobre problemas envolvendo o Ministério Público Federal.

Suplicy citou entrevista do ex-procurador-geral da República, Aristides Junqueira, criticando a construção da nova sede da Procuradoria, obra que já consumiu R$ 59 milhões do Tesouro Nacional. O representante de São Paulo no Senado quer que Brindeiro também fale sobre o envolvimento do subprocurador Miguel Guskow em operações financeiras ilícitas, a adoção das medidas sugeridas pela CPI que investigou o sistema financeiro e sobre os procedimentos já feitos com base nos dossiês apresentados pela Comissão de Ética do Senado a respeito das acusações trocadas entre os senadores Antonio Carlos Magalhães e Jader Barbalho (PMDB-PA). Suplicy lembrou que esses procedimentos foram cobrados recentemente pelo próprio Antonio Carlos Magalhães.

07/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FREIRE QUER COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONTENCIOSO ENTRE BRASIL E CANADÁ

Jader anuncia comissão para acompanhar relações com Canadá

Comissão temporária analisa relações bilaterais entre Brasil e Canadá

Nery quer criação de comissão para solucionar impasse da transposição

Nery quer criação de comissão para solucionar impasse da transposição

Grazziotin quer comissão externa para acompanhar o caso da CRT