FREIRE QUER COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONTENCIOSO ENTRE BRASIL E CANADÁ
Ao justificar a proposição, Roberto Freire sustentou, em plenário, que cabe ao Poder Legislativo, em especial ao Senado, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, a responsabilidade pelo desenvolvimento de nossa política externa. Por esse motivo, acrescentou, a Casa não pode, no momento, eximir-se de acompanhar os desdobramentos e a aplicação de sanções pela OMC, "na forma pouco clara dos mecanismos compensatórios e de retaliações unilaterais, como na recente condenação do Brasil no caso referente à nossa indústria aeronáutica", frisou.
Roberto Freire criticou, na sua justificação, a posição dos países ricos de querer impor "ditames econômicos e receitas de ordem financeira" aos países em desenvolvimento.- Para eles, e é emblemático que isso se expresse por uma potência menor dentre as maiores, devemos ser obrigados a continuar exportando antigas bananas e modernas sojas, sem nunca ousarmos a produzir aviões - protestou.
Na avaliação de Roberto Freire, o Brasil pode vir a sofrer retaliações e limitações comerciais por parte do Canadá no comércio internacional, uma vez que o país foi autorizado a fazê-lo pela OMC. Ele advertiu que o Brasil não pode ser surpreendido e deve exercer o legítimo direito de defesa de sua soberania.
O presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, (PFL-BA) concordou com a iniciativa de Roberto Freire. Ele disse esperar que o Executivo cumpra o seu papel e também tome as providência cabíveis para resolver o contencioso internacional entre Brasil e Canadá.
13/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Freire quer comissão para acompanhar impasse entre Brasil e Canadá
Comissão temporária analisa relações bilaterais entre Brasil e Canadá
Instalada a comissão temporária Brasil-Canadá
Alcântara quer comissão temporária para acompanhar ações do governo na área de energia
CRIADA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR ENCHENTES NO NORDESTE
JUCÁ SUGERE COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO EM RO