FREIRE QUER NOVO MUSEU GUGGENHEIM EM PERNAMBUCO



O senador Roberto Freire (PPS-PE) defendeu nesta segunda-feira (dia 6) a instalação em Recife da filial brasileira do museu Guggenheim. Uma comissão da Fundação Guggenheim iniciará nos próximos dias visita ao país para escolher a cidade que abrigará o museu - também concorrem São Paulo, Rio de janeiro, Curitiba e Salvador. Freire sugere que seja ocupada uma área tombada pelo Patrimônio Histórico entre Recife e Olinda.

Em nome do PPS, o senador convocou as forças políticas de Pernambuco para que se mobilizem em torno da proposta e pediu que os prefeitos das duas cidades se articulem com o governo do estado e tomem as primeiras providências. "É preciso desvincular o museu de uma centralização cultural no eixo Rio-São Paulo", afirmou.

Segundo o senador, Recife e Nova Iorque - onde está sediada a Fundação Guggenheim - têm ligações que remontam ao Brasil Colônia, quando os holandeses ocuparam a região de Recife e Olinda, e onde foi instalada a primeira sinagoga do mundo novo. Depois da saída dos holandeses, os judeus que viviam na cidade voltaram a ser perseguidos pela Inquisição promovida pela Igreja Católica e grande parte deles mudou-se para os Estados Unidos, criando uma cidade chamada Nova Amsterdã. Mais tarde, essa cidade veio a se chamar Nova Iorque.

06/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS WILSON QUER INSTALAR FILIAL DO MUSEU GUGGENHEIM NO RECIFE

FREIRE DIZ QUE BRASIL FOI DESCOBERTO EM PERNAMBUCO

Freire defende autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco

Freire visita estande do Senado na 3ª Feira do Livro de Pernambuco

FREIRE PROPORÁ A SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS DIVIDAS DE ALAGOAS E PERNAMBUCO

Roberto Freire promove sessão de autógrafos na Feira do Livro de Pernambuco