Freire defende autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco
As autarquias municipais de ensino, disse o senador, cada vez mais têm-se tornado elementos estruturadores da educação pública de terceiro grau no país, e, em Pernambuco, funcionam em mais de 12 municípios.
- As autarquias municipais são uma conquista pública e o caminho natural para jovens que não pretendem ou não podem sair de suas cidades ou regiões - salientou o senador.
Freire registrou a aprovação de emenda ao Orçamento da União de 2002, de R$ 25 milhões, destinados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a realização de cursos de pós-graduação e mestrado especialmente para os professores das autarquias municipais. Ele destacou a atuação da bancada de Pernambuco neste sentido.
O senador sugeriu ao ministro da Educação, Paulo Renato Souza, que criasse uma comissão especial no ministério para tratar da questão das autarquias municipais de ensino. Para ele, essas instituições devem receber o mesmo tratamento oferecido pela União às suas universidades. Ele também destacou a acolhida do reitor da UFPE as suas gestões pelo apoio daquela universidade às autarquias.
29/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚLIO CAMPOS DEFENDE POLÍTICA PARA O ENSINO SUPERIOR
Eduardo Siqueira Campos defende ensino superior para indígenas
Eduardo defende criação de fundo para ampliar acesso ao ensino superior privado
Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental
FREIRE DIZ QUE BRASIL FOI DESCOBERTO EM PERNAMBUCO
FREIRE QUER NOVO MUSEU GUGGENHEIM EM PERNAMBUCO