Freire registra indignação de comerciantes de Santa Cruz do Capiberibe



O senador Roberto Freire (PPS-PE) manifestou ao Plenário do Senado a indignação dos membros da Câmara de Dirigentes Lojistas do município pernambucano de Santa Cruz do Capibaribe com reportagem da revista Exame que acusa os comerciantes locais de viverem na informalidade. Segundo Freire, mesmo sofrendo uma carga tributária onerosa e mal distribuída, além de créditos caros e poucas alternativas de financiamento, os pequenos empreendedores de Santa Cruz do Capibaribe foram responsáveis pelo aumento de 80% na arrecadação do ICMS nos últimos cinco anos.

- Sabemos que a informalidade é uma das maiores inimigas do crescimento, ao gerar pressões futuras nos sistemas previdenciários sem a contrapartida necessária - disse o senador, acrescentando que a prática deve ser duramente combatida, especialmente com a criação de condições para que os agentes da informalidade passem para a formalidade, além de ações inibidoras.

Freire ressaltou que a informalidade na economia não é um problema exclusivo de Pernambuco ou do Brasil. Ele lembrou que este fenômeno surge inclusive em economias desenvolvidas, não somente como alternativa ao desemprego, mas principalmente como forma de obtenção de renda complementar. O senador acrescentou que a informalidade "não deve ser justificada, mas superada".

05/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Metrô informa: Terminal Santa Cruz será interditado devido às obras do Shopping Estação Santa Cruz

Mão Santa manifesta indignação com a reforma da Previdência

Mão Santa mostra indignação com queda do PIB per capita do Piauí

Mão Santa mostra indignação por queda do PIB per capita do Piauí

Redescobrindo Santa Cruz Cabrália (BA)

DER licita obras na SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo